carnes Receitas

Lagarto ao molho de vinho

Um corte de carne que eu gosto é o lagarto que eu uso tanto para salada, quanto para rosbife e assim, feito na pressão com molho de vinho.

Na véspera eu tempero o lagarto já limpo com vinho tinto (usei um merlot), sal, pimenta calabresa, um bouquet de ervas – muito louro, salsa, cebolinha, manjerona – e um pouco de chimichurri, um tempero de origem uruguaia que eu compro pronto no Mercado Municipal. Para que o tempero “pegue” mesmo, eu faço pequeno furos na peça e algumas vezes costumo rechear com cenoura, pimentão e toucinho. Dessa vez porém fiz sem recheio.

No dia seguinte, retiro o bouquet de ervas e o caldo da marinada e levo a peça à panela de pressão aquecida para selar todos os lados até que fique bem dourado. Acrescento cebolas cortadas em 4, alhos inteiros, um pouco de óleo e deixo dourar novamente. Em seguida coloco o caldo da marinada de volta, completo com um pouco mais de água e coloco na pressão até que a carne fique bem macia.

Depois de cozida, retiro a peça, fatio e reservo. No caldo que ainda está na panela de pressão acrescento mais vinho tinto, um pouco de açucar, salsinha picada e deixo esse molho reduzir durante bastante tempo. No final do processo gosto de acrescentar cenouras (e as vezes pimentões) em pedaços grossos e deixar que cozinhem nesse molho. As cenouras, quando cozidas no molho de vinho, parecem ficar ainda mais doces, pelo menos é o que eu acho mas…pode ser uma viagem minha…rs.

Na hora de servir, disponho as fatias de lagarto e os legumes, no caso a cenoura, cubro com um pouco de molho e o restante levo à mesa em uma molheira. Também curto comer esse lagarto acompanhado de purê de batatas, mas com arroz branco fresquinho também é de matar.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Gabriela Willig
    6 de setembro de 2011 at 13:43

    Faby, adorei a receita!!! Mas me dá uma luz: Qto tempo fica na panela chiando? Não manjo muito de panela de pressão. Obrigadaaaaa!

    • Reply
      Faby
      6 de setembro de 2011 at 17:45

      Oi Gabriela,

      Geralmente 30 minutos são suficientes. Cuide apenas da quantidade de líquido/caldo, ok? Se vc colocar pouco, abra a panela depois de uns 15 minutos pra ver se não é necessários colocar mais líquido.

      Um beijo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor