Falei no outro post sobre o lance da dieta e talecousa, né? Pois então, a coisa tá rolando com disciplina aqui em casa e isso tem me feito pensar em várias coisas, inclusive em mudar o foco do blog.
Meu marido tem sofrido há algum tempo com o efeito sanfona – engorda, emagrece, engorda de novo e por aí vai. É difícil para ele manter uma dieta e o próprio metabolismo não é exatamente um aliado em sua luta, daí a necessidade de vigilância constante e, consequentemente, de um rumo cada dia mais leve para as refeições na minha casa.
É certo que nunca fui de comidas muito gordas, com exceção é claro dos momentos de esbórnia (e continuo achando-os essenciais), mas ultimamente meu foco tem sido mesmo uma alimentação sem muitos excessos e uma tentativa (ainda sofrida, é verdade) de diminuir os carboidratos e alguns vícios da vida toda, como o refrigerante por exemplo.
Então, por conta de tudo isso e mais um monte de outras coisinhas que são da vida da gente mesmo, tem rolado uma série de questionamentos, principalmente na questão mais primordial de todas: a dificuldade de criar receitas atraentes quando se tem muitas restrições na dieta. Foi daí, e de um texto que escrevi hoej no Facebook que me veio esse lance de mudar o foco do blog – coisa que eu ainda não fechei direito na cabeça, mas juro que tô quase.
Ok… muita lenga lenga e a receita que é bom, nada até agora né? Então, vem comigo e dá uma olhada como foi simples simples preparar esse prato delícia, com proteínas e muito leve.
O primeiro passo foi temperar o filé de frango com uma misturinha que garante sabor: coentro em grãos, cúrcuma e semente de mostarda, tudo passado pelo pilão. Junta essa mistura ao frango, acrescenta um pouco de sal e pimenta calabresa e leva para a panela com um fiozinho de azeite até dourar bem. Depois, é só juntar alho picadinho e cebola (eu uso muito, mas você usa o quanto gosta) e deixar dourar também. Nessa etapa, pode ser necessário acrescentar um pouquinho de água (use a fervente) para deixar que o frango absorva bem os temperos utilizados e que ficaram “pregados” no fundinho da panela. O segredo é deixar o frango dourado, lindo de viver.
O próximo passo é muito simples – em uma tigelinha é só misturar o iogurte desnatado com a mostarda (usei uma ancienne com ervas de provence) e reservar.
Agora que seu frango já dourou, é só desligar o fogo e juntar o tofu em cubos, a mistura de iogurte e mostarda, mexer bem e servir.
Para dar um glam, finalizei com sal negro e uma folhinhas de manjericão, porque um verdinho é sempre importante. Você pode se jogar no cheiro verde picadinho, no coentro, só na salsinha ou na erva de sua preferência para essa finalização e vai ficar lindo e saboroso também.
Pronto! Prato rápido, prático e saboroso – e nem parece de dieta!
(desapegue do creme de leite, comadre!!! mostarda + iogurte = uma dupla que vai super bem em qualquer prato: na salada, com aves, carne e até peixe, e é muito mais leve).
25 Comentários
Roberta
7 de agosto de 2012 at 22:51Adoro o blog e ia amar se você passasse a postar receitas saudáveis. Tb estou tentando uma reeducação (nao gosto da palavra! Kkkkk) e é bem difícil achar coisinhas criativas we permitam variar e nao enjoar da dieta. Super apoio! ;)
Faby
8 de agosto de 2012 at 9:20Obrigada, Roberta! Eu estou na mesma tentativa. SImbora, né?
Bjo!
mirelle
8 de agosto de 2012 at 17:50Eu também estou nessa! Uma das questões é o acompanhamento… O que você fez para comer junto com esse franguinho??
bjo
Faby
8 de agosto de 2012 at 21:23Só saladinha Mirelle.
Bjo!
Angela
8 de agosto de 2012 at 21:42Faby,
te acompanho há um tempão, e amei a ideia de “reduzir calorias” …assim podemos saborear o vinho sem “muita culpa”…..
bjs
Luciana
8 de agosto de 2012 at 22:46Oi Faby, me identifico com o efeito sanfona do seu marido kkk. Sempre engordava e emagrecia, só consegui estabilizar meu peso há 6 meses com nutricionista e personal trainer. Beijos
Carla M. da Conceição
9 de agosto de 2012 at 13:11Oi, Faby. Achei a receita ótima, e quero prepará-la aqui em casa também. Se me permite uma dica light, lá vai: para substituir o creme de leite, tenho usado aquele creme de ricota da Tirolez. Ele é ótimo para dar aquela engrossadinha esperta na sopa de abóbora e no purê de legumes, e não tem o risco de talhar do iogurte. Tenho certeza de que ficaria bom tb na receita do frango com tofu. Bjs e boa sorte na dieta!
Faby
10 de agosto de 2012 at 8:53Oi Carla,
Eu tb uso o creme de ricota, mas em termos de sabor, prefiro o iogurte. Mas vc está certíssima – ele é ótimo para receitas que precisam de fervura.
Meninas, olha a dica da Carla aqui!
Bjinho!
Paula
9 de agosto de 2012 at 18:20Esse “desapegue do creme de leite, comadre!!” foi uma direta e reta pra mim!!! Tô em momento dieta aqui em casa e sofrendo litros por não poder usar creme de leite todo dia!!! Oh vida, oh céus!!!
Faby
10 de agosto de 2012 at 8:52Paula, mas pode acreditar em mim – o iogurte vai te ajudar MUITO. A textura dele ajuda muito também. Ele rende bons molhos, vai por mim. O único truque é não levá-lo pra ferver, ok?
Bjo e boa sorte! Larga o creme de leite!!!! kkkkk
Samis
9 de agosto de 2012 at 21:04Fabi, vou fazer ..mas sem o Tofu.senão perco o marido..hehe
Aqui em casa estamos na mesma fase..comidas leves pelo menos no jantar, já que almocamos fora e fica muito dificil controlar
Bjs
Faby
10 de agosto de 2012 at 8:51Samis, nada de perder o marido, pelamorrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! kakakakakakakakaka
Bjo!
Amanda Wanderley
9 de agosto de 2012 at 22:54Faby!!! Adorei! É um desafio enorme fazer substituições inteligentes dos ingredientes nas receitas tradicionais por opções bem mais benéficas. Dou aula de culinária saudável para turmas de chef executivo e muitos torcem o nariz quando ouvem falar de feijoada vegetariana ou panqueca de quinoa, mas no final todos se surpreendem. Saudades! Beijos
Faby
10 de agosto de 2012 at 8:50Ah Amandinha, vc sabe que eu curto né? Minha vida corrida é que não me ajuda muito, mas eu tô na tentativa. Saudades das suas receitinhas batutas… vc bem que podia mandar umas pro pessoal do Pimenta, néammmmm???? (cara de pidona)
Bjinho!
Amanda Wanderley
12 de agosto de 2012 at 16:37hahahaha também sinto saudades! ;) Vou mandar uma sim!
Beijos!
Fê Moraes
10 de agosto de 2012 at 14:35Oi gente,
Dicas lights são sempre bem vindas né?! Saúde em primeiro lugar, mas se perder o prazer de comer bem!
Outro dia vi uma dica na Ana Maria Braga (Brega rsrs) para misturar 1 gema peneirada ao iogurte para fazer estes molhos que precisam de fervura, como estrogonofe. Ainda não testei, mas ela garantiu que não talha e que as colorias caem pela metade em relação ao creme de leite.
Beijo
Faby
10 de agosto de 2012 at 16:36Ótima dica, Fê!
Beijo!
Daniela PW
21 de agosto de 2012 at 15:16Oii Faby … olha, eu tô sempre procurando opções saudáveis para incorporar ao cardápio lá de casa. Minha filha adolescente do coração (enteada que veio morar conosco tem 3 anos) tem tendência a ser “gordinha” e por isso mesmo, tem ENORME, dificuldade em comer coisas como, legumes, verduras, queijo branco, iogurte, etc. Corto o maior dobrado p/ poder fazer algo digamos assim … menos calórico e saboroso ao mesmo tempo – não posso obrigar que alguém que se criou à base ligüiça frita, pastel e macarrão passe a amar arroz integral, salada e peito de frango assim, do dia p/ noite. Tenho feito todas as substituições possíveis lá na minha cozinha – troquei tudo o que era normal pela versão light do supermercado (maionese, requeijão, margarina, geléia, creme de leite, etc) .. macarrão é só uma vez por semana e sempre numa versão mais magrinha, temos investido no sushi … enfim … é uma luta diária e constante. Dou todo o meu apoio p/ que o blog traga versões saborosas de comidas saudáveis – vou testar todas (aliás aquele tartar de salmão que vc tem aqui nas receitas é dos Deuses – lá em casa tem sempre) :-) … Beijoss
Faby
23 de agosto de 2012 at 14:35Força aí Daniela! A gente tem que persistir mesmo. É difícil mudar hábitos da vida toda, então tem que ser aos poucos mesmo. Vou publicar um risoto integral bem bacana djá!
Bjim!
Daniela PW
29 de agosto de 2012 at 10:15Oii Faby, Voltei aqui só p/ dizer … olha, esse molhinho de iogurte tá fazendo o maior sucesso lá em casa. Testei outro dia com um rolê de frango (que tem aqui no seu portfólio de receitas – olha que chique :-)) e super rolou. Minha filha do coração AMOU, ontem a gente repetiu o molhinho na versão alho e majericão pilado em cima de um hambúrguer (grelhado, é claro) e ficou DIVINO. Muitíssimo obrigada viu, suas dicas são valiosíssimas !! Logo, logo eu testo o risoto integral. Beijos
Faby
29 de agosto de 2012 at 16:17Eba Daniela!!!!
Depois me conta do risoto integral tá?
Bjo!
Anamaria
5 de janeiro de 2013 at 20:20Faby, qual mostarda é essa que aparece na foto?
Beijinho e saudades!
Faby
22 de janeiro de 2013 at 9:28Anamaria, essa mostarda eu trouxe de Paris. Acho que não vende aqui não.
Bjim!
41 receitas com peito de frango irresistíveis para inovar o cardápio | Receitas Poderosas
9 de maio de 2016 at 10:48[…] Peito de frango com tofu ao molho de mostarda e iogurte: para quem gosta de um prato agridoce, essa é uma boa opção. A mostarda e o iogurte são usados […]
25 Receitas De Peito De Frango Fáceis Para Você Experimentar | Receitas E Dicas Culinárias
29 de junho de 2024 at 13:23[…] – Peito de frango com tofu ao molho de mostarda e iogurte: Trata-se de mais uma opção de receita de peito de frango para quem curte pratos agridoces. Neste […]