aves cozinha rápida principais Receitas

Frango com quiabo

Não é o ensopado e portentoso prato conhecido em Minas (que eu amo, aliás), mas é uma variação que rola muito na minha casa. Meu glorioso marido, do frango só come o peito (chicoteia, Senhor!), então vivo fazendo milagres com os filezinhos Korin que ele tanto ama.

Essa versão é bem fácil e se você já torceu o narizinho para o quiabo (tsc, tsc, tsc), pode substituir por algo que você goste mais, tipo, sei lá… jiló! Rá! Brinks :) Enfim, troca por vagem, que também fica delícia.

O peito do frango eu corto em cubos e tempero com alho, sal, pimenta e limão. Depois, levo esses cubos para a panela com um fio de óleo e deixo dourar bastante. Junto cebola picada e mais ou menos 1 colherzinha de sobremesa de açafrão. Deixo a cebola dourar também e aí sim junto o quiabo já cortado em rodelinhas e o limão (veja o truque abaixo). Acerto o tempero e deixo cozinhar até que o quiabo fique macio. No final é só juntar cheiro verde picadinho e servir. Amo.

Ok, vamos falar de quiabo…

Sim, ele tem baba, masssssss…  tenho alguns truques que deixam a receita com zero baba. Na verdade, ela (a baba) não me incomoda, mas eu tô ligada que rola uma má querência geral com a babinha, então se joga nas dicas:

1) lave bem o quiabo e seque-os, um por um com um paninho seco ou papel toalha (é gata, eu disse que era sem baba mas também não prometi moleza, né? rs);

2) descarte a pontinha e o cabinho e corte em rodelas (ou mantenha maior, se for para salada por exemplo);

3) ao levar o quiabo para a panela, não fique mexendo! Seja no refogado, ou como aqui, já no frango, nada de ficar revirando mil vezes o quiabo – mexa no máximo para misturar;

4) esprema meio limão (ou um inteiro, dependendo da quantidade de quiabo e do tamanho do limão) por cima do quiabo já na panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar – vinagre também serve, mas só uso se não tiver limão disponível;

5) o quiabo muda de cor quando cozinha, mas eu particularmente gosto do quiabo mais firminho… de qualquer forma, basta cozinhar até ficar macio ou no ponto que você gosta, desligar a panela e esperar uns 3 minutinhos para mexer.

Pronto! A gostosura do quiabo sem a famigerada baba do mal:)

Da próxima vez eu ensino a salada. Combinado?

Você Pode Gostar Também

8 Comentários

  • Reply
    Conceição
    9 de janeiro de 2015 at 14:28

    eu já disse que vc deve ter um pé aqui em Minas….rs… aprendi a cozinhar com minha avó e ela esperava o frango ficar pronto, desligava a panela, colocava o quiabo e tampava! e quando colocava na mesa ele estava cozido, verdinho e sem baba! Coisas de uma avó meiga e doce….bjo

    • Reply
      Faby
      9 de janeiro de 2015 at 15:48

      Eu já falei Conceição, pr mim não há comida melhor do que mineira. E tenho dito! rs

      Bjo!

  • Reply
    Naomi
    9 de janeiro de 2015 at 18:50

    Fabyzinha, eu amo esse prato. Já fiz mais tradicional e assim que nem você também, e fica demais! Tinha época que em casa era toda semana, mais de uma vez.
    Meu marido, assim como o seu, sempre disse que só gostava de peito, mas eu que amo coxa e sobrecoxa não passo sem. Aí eu desosso pra ficar justo pra nós dois… E não é que o danado pegou gosto pela coisa?

    • Reply
      Faby
      12 de janeiro de 2015 at 9:52

      OI Naomi,

      Pois é, eu também já tentei desossar mas po aqui não teve jeito. Diz ele que não gosta mesmo, só do peito. E eu tb adoro sobrecoxa e coxa, minhasfavoritas.

      Bjo!

  • Reply
    Rosana hashisaka
    9 de janeiro de 2015 at 22:25

    Oi Fabi, sou Rosana casada com descendente de japonês e moro no Japão a 20 anos.
    Já te acompanho a algum tempo mais e a primeira vez que estou comentado, queria muito te parabenizar pelo seu Blog , sua receitas e seu jeito sincero e divertido de postar, me divirto com você !!!
    Hoje não poderia deixar de comentar por dois motivos:
    O primeiro quando você disse rolezinhos da Korin reconheci na hora porque a Korin e da minha igreja messiânica ,você conhece? São produtos orgânicos

    • Reply
      Faby
      12 de janeiro de 2015 at 9:58

      Oi Rosana!

      Bem vinda aos comentários então! rs
      Sim, eu conheço a empresa Korin e consumo os produtos da marca já há bastante tempo. Gosto muito e nem sabia que era da Igreja Messiânica.
      QUanto ao quiabo, por aqui eles tabém nãi andam baratos não, viu? Aliás, por aqui NADA anda barato…rs.

      Beijo e apareça mais vezes!

  • Reply
    Rosana hashisaka
    9 de janeiro de 2015 at 22:32

    Continuando
    O segundo motivo é que minha família e de Minas e eu também amo frango com quiabo pena que aqui o quiabo é caro e vende em pequenas porções de alguns quiabos apenas tipo uns oito e pequenos ainda, mais tudo bem as vezes dá para matar q vontade kkkk
    Minha linda para quem não comentava me estendi demais , mais vou largar a preguiça de lado e comentar mais vezes . Muito obrigada!!! Bjs

  • Reply
    10 Deliciosas recetas de pollo con okra - e-Consejos
    4 de maio de 2020 at 13:24

    […] En general, para aprovechar toad el ave, esta se usa completamente en la receta. Pero hay quienes prefieren solo la pechuga, tanto por ser pura carne como por ser más saludable. Si es así, te gustará esta sencilla receta. […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.