bolos e tortas doces Receitas

Da Série Comfort Food – Bolo de Limão (Grandma’s Lime Cake)

Eu não sou fã de doces, isso você já sabem, mas tem uns bolos que realmente se enquadram perfeitamente no conceito de comfort food, e Bolo de Limão é um deles. É daquelas coisas que apetecem muito mais a alma do que propriamente o estômago, mas isso vocês também sabem como é né?

Bom, daí que hoje eu recebi essa receita por e-mail, veio lá fofa leitora Gisele Montenegro, que raptou a receita do restaurante Miam Miam, do Rio de Janeiro e me enviou toda faceira.
Pimba! Era o que eu precisava hoje pois estou em dívida com um bolinho, dívida essa que pagarei amanhã com essa gostosura aí.

Botando a mão na massa…
5 ovos, 200gr de manteiga (eu usei sem sal), 1/3 xícara de suco de limão (eu usei siciliano), 1/3 xícara de leite, 2 xícaras de açucar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher fermento e açucar de confeiteiro (que eu usei na calda e para polvilhar).

Mandei para a batedeira, nessa ordem: as gemas, a manteiga e o açucar. Bati bem, juntei o suco de limão e bati mais. Depois, fui colocando a farinha peneirada com o fermento, intercalando com o leite, como mandava a receita (ó, que obediente?). Por fim, coloquei as claras em neve e misturei, com carinho, como deve ser sempre nessa hora das claras né comadre?
Botei na forma untada e polvilhada com farinha e levei para forno pré-aquecido por 30 minutos.

A calda é feita na panela, misturando água e açucar de confeiteiro em proporções iguais (confesso que não saquei logo de cara essa coisa de “proporções iguais”, mas usei como medida a colher de sopa) e levando ao fogo até formar uma calda rala. Então a gente acrescenta suco de limão e as raspas e joga lá no bolo desenformado.
Para dar uma cara mais fofa, polvilhei açucar de confeiteiro e botei mais raspas de limão, dessa vez do normal (tahiti), que era pra dar essa corzinha verde linda.

Ó, vou falar… bolo fácil, tem a cara linda e deve estar tinindo de gostoso.
Sabe que eu estou até que gostando dessa coisa de “bater bolinho”. Ó Dadi, a culpa é sua!!! E da Gisele também!!!;)

***
Tks Gi. Eu não disse que ia fazer hoje? ;)
Adorei.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

1 Comentário

  • Reply
    Conceição
    16 de agosto de 2011 at 23:12

    eu já fiz umas 10 vezes e sempre que quero impressionar (como será amanhã!) faço e capricho….é delicioso, super fácil de fazer e fica bonito!!! Como sempre, essa pimenta tem cartaz aqui em casa….Bjos e sucesso na nova caminhada!!!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor