acompanhamentos de festa Receitas

Couscous marroquino com castanhas, frutas secas e hortelã

Sou louca por couscous marroquino e acho que já fiz de mil e uma maneiras diferentes, muitas vezes com o que tenho à mão e até com as sobras da geladeira. Além de saboroso, acho prático, rápido e uma ótima opção de acompanhamento, perfeita pra variar o arroz do dia-a-dia.

Essa versão é loosho e faz bonito em ocasiões mais festivas – e pode cair super bem na tua ceia de Reveillon (ainda dá tempo!).

Você vai precisar de: 1 xícara de couscous (sêmola de trigo), 1 xícara de água, castanhas picadas (usei do Pará, amêndoas e xerém, mas pode ser também nozes, avelãs, macadâmia, amendoim…), frutas secas (fui de damasco e passas brancas e pretas, mas também rola com tâmaras, ameixas, frutas desidratadas diversas…), cebola, azeite e bastante hortelã picado grosseiramente.

Ao grão já hidratado juntei os demais ingredientes – castanhas, frutas secas, cebola dourada no azeite, temperei com sal e pimenta calabresa e finalizei com a hortelã.

Não disse que era super fácil? =)

***

Para hidratar o couscous…

O grão nem precisa ir à panela – ele é apenas hidratado e fica pronto em questão de minutos. Use sempre a mesma medida de grão e água fervente (ou caldo de sua preferência).

Numa travessa coloque o couscous, junte 1 colher de sopa de manteiga e a água fervente.

O trucão: cubra a travessa com plástico filme, para que ele cozinhe no próprio vapor. Geralmente o grão hidrata em 5 minutos, mas pode ficar reservado para ser temperado depois.

A dica: use um garfo para mexer e soltar os grãos.

O jeito de hidratar é sempre o mesmo e, uma vez hidratado, é só usar os grãos do jeito que você quiser e temperar à gosto. Há quem goste de temperá-lo na panela para serví-lo quente e quem o prefira frio (eu!). Pode-se acrescentar frango desfiado, legumes (fica especialmente gostoso com um mix de pimentões coloridos bem picadinhos, adoro!), cogumelos… Também casa muito bem com frutas como maçã, manga, abacaxi e fica delicioso quando recebe uma pitada de especiarias como curry, páprica e até mesmo canela.

Se você ainda não conhece e ficou afins de experimentar a sêmola de trigo, preste atenção na próxima ida ao supermecado. Geralmente ele é vendido em caixinhas, na parte de importados. No Pão de Açucar você encontra uma marca própria deles, a Casino, bem boa – uns 14 pilas o pacotinho de 500gr (mas ele rende super bem, viu?).

* post originalmente publicado no Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Igual, mas diferente | Pimenta no Reino
    14 de setembro de 2011 at 16:45

    […] receita do couscous já está aqui ó. E o camarão não tem receita, né meu povo? Camarão fresco, salteado na chapa com azeite e algo […]

  • Reply
    Cris Tosta
    15 de setembro de 2011 at 7:55

    Adoro, adoro, adoro… além de ser prático é muito saboroso e tem um visual glammmm… Cardápio de hj lá em casa…

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.