bolos e tortas doces Receitas

Banana Bread

banana bread

Afinal, banana bread é bolo ou é pão? Ao pé da letra é pão, mas pra nós ele é mesmo um delicioso e prático bolo de banana, perfeito para um cafezinho. A receita deste vem do Cozinha Prática com algumas adaptações para o meu paladar e para o que tinha na despensa. Resultado? D E L Í C I A. Tem banana madurinha aí? Se joga.

Amasse 2 bananas nanicas maduras com um garfo (deve dar cerca de 2/3 de xícara). Em uma tigela quebre 2 ovos e adicione 1/2 xícara de açucar demerara. A receita pede 1 xícara, mas para o meu paladar fica doce demais – mas você pode usar a quantidade que preferir. Misture os ovos e o açucar e junte as bananas amassadas. Com um fouet vá misturando e agregue os outros ingredientes: 1/2 xícara de óleo de girassol e 1/3 xícara de água morna, Misture bem e comece a juntar os secos.

Na tigela vai 1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada. Junte aos poucos, incorporando bem a mistura. Agora, é hora de juntar 1 colher de chá de canela em pó, uma pitadinha de sal e 1 colher sopa de fermento em pó. Misture tudo e coloque em uma forma de bolo inglês – a minha tem 22cm – untada e coberta com papel manteiga. O papel ajuda na hora de desenformar se você for usar cobertura. Se for servir o bolo sem ela, pode apenas untar e enfarinhar a forma.

Se for usar a cobertura de aveia, coloque por cima do bolo antes de levá-lo ao forno. Se não quiser, é só levar direto pro forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de uma hora ou até passar pelo teste do palito.

A receita da cobertura crocante

Numa frigideira média misture ¼ xícara (chá) de aveia em flocos grossos (ou prensada), 2 colheres (sopa) de coco seco em flocos, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro e 1 pitada de canela em pó.

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar no primeiro minuto sem mexer. Assim que o açúcar começar a derreter, mexa por mais 2 minutos, até formar uma farofinha com gruminhos de aveia e coco — cuidado para não tostar demais o açúcar, pois o crocante ainda vai assar com o bolo.

Na minha usei aveia em flocos finos e no lugar do coco, amêndoa laminada. A ideia é fazer uma cobertura que deixe o banana bread com uma casquinha crocante, ok?

Tá entregue! Bolo de banana com nome gringo e cheio de bossa para você ❤️

Já me segue no Instagram? Vai lá: @faby_zanelati

At(x)é,
Faby

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

    Deixe uma Resposta

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como fazer Tomate Confit