antepastos e conservas Receitas

Antepasto de Jiló

antepasto de jiló

Antepasto de Jiló, Fabiana? Really? É hoje que ela perde um monte de seguidores! Rá.

Sim, minha gente. Jiló. Eu adoro. É, tem gente que acha amargo, eu sei. Tem gente que torce o nariz, que faz uma cara igual a do meu filho quando vê qualquer coisa verde no prato, eu sei, eu sei. Mas ó, se você é do time que nunca provou e diz que não gosta, dá uma chance para este antepasto, vai. Ele fica delicioso pra petiscar com pão, torrada, pra colocar na tapioca, do jeito que você quiser.

Não é propriamente uma receita porque foi algo que eu fiz no susto, apenas para aproveitar 4 jilós tristes que estavam na gaveta da geladeira, mas o modo operandi não tem erro. vem comigo.

A primeira coisa que fiz foi passar os jilós na mandoline, beeeem fininhos. Se você não tem, use oum cortador comum ou faça na faca mesmo, o mais fino que puder. Se você acha jiló amargo, coloque as fatias em uma tigela, cubra com água e uma pitadinha de sal e deixe de molho uns 15 minutinhos. Depois é só passar por água corrente e secar bem as fatias antes do próximo passo. Eu não tiro amargo do jiló simplesmente porque não o acho amargo, mas fique a vontade, ok?

Bom, agora é hora de passar as fatias de jiló pela frigideira antiaderente com um fio de azeite. Coisa muito rápida porque as fatias são bem fininhas, tá? A ideia é dar uma leve grelhada nele. Retire da frigideira as fatias grelhadas e reserve.

Na mesma frigideira coloquei azeite e dourei cerca de meia cabeça de alho bem picadinho – gosto assim, muito, mas você dosa de acordo com seu paladar. Depois, uma cebola fatiada em lâminas beeeem fininhas (usei a mandoline também), um pouquinho de dedo de moça picadinha e 1/2 pimentão vermelho (que era o que eu tinha na geladeira, mas use o verde ou o amarelo, sem crise). Deixei tudo refogar e dourar bem, mexendo de vez em quando. Para o grand finale, uva passa…

PARA TUDO!

A pessoa usa na mesma receita dois ingredientes top 3 dos haters gastronômicos? Faça o favor, Fabiana ;)

Ok, uva passa. Não gosta? Não coloca. Usa alcaparra, quem sabe. Ou nada.
Daí é só temperar com sal e pimenta. Eu coloquei manjericão fresco, só porque eu tinha, mas você pode usar salsinha, se gostar.
Junte o jiló reservado e misture tudo bem. Desligue o fogo e deixe esfriar antes de servir, regado com mais azeite.
Se for guardar, coloque em pote esterilizado e cubra com azeite. Nunca testei mas deve durar o mesmo que o antepasto de berinjela, se conservado com azeite.

Agora é com você. Vai abrir esse coração duro para o antepasto de jiló? Me conta <3

Volto já.
Faby

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

    Deixe uma Resposta

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.