acompanhamentos Receitas

Alho confit

alho confit

Cheirinho de alho? Temos! Mas quem liga pro cheiro diante dessa deliciosidade que você prepara assim, pá-pum?

Hey, quarenteners! Depois de um tenebroso e assustador inverno (apesar de ser verão), voltei. A vida vai sendo atropelada nesse mundo meio black mirror, mas a gente segue … alive and kicking, respirando no saco e lutando. Tudo há de passar e, enquanto não passa, a gente come e bebe – não necessariamente nessa ordem, certo? Por aqui as receitinhas de forno seguem campeãs e esse alho confit é uma receitinha bem nessa linha, tão prática e gostosa! Se você não tem medo da luz do sol e nem treme diante de estacas de madeira, se joga!

Os ingredientes: umas 5 ou 6 cabeças de alho médias (se forem menores, umas 8 ou 9)… é, seu sei, muito alho, mas você já viu o preço do gás e da energia? A ideia é fazer um bom tanto e guardar, até porque o alho dura bem na geladeira mas eu te garanto que você vai consumir rapidinho. Tá, além do alho: pimenta calabresa, pimenta preta em grão, azeite e alecrim (mas pode ser tomilho também).

Descasque o alho (força, guerreiros!), coloque em uma travessa refratária e junte os demais ingredientes. O azeite vai o suficiente para cobrir os dentes de alho. Daí é só levar ao forno bem baixinho – aqui tenho 50ºC no forno, mas se não tiver pode usar uma panela no fogo mesmo, mas aí tem que ser fogo beeeem baixo, sem deixar o azeite ferver. No forno leva uns 20-30 minutos e na panela um pouco mais. Está pronto quando o alho está macio – espete a pontinha da faca para saber.

Retire a erva utilizada, espere esfriar e coloque em pote de vidro esterilizado. Deixe sempre coberto com azeite e use pra colocar na salada, na torrada, para acompanhar o grelhado ou, sei lá, coma puro mesmo porque ele fica tão macio, docinho e cremoso que fica difícil resistir.

preparando alho confit

Se preparar, não esquece de me marcar lá no Instagram, ok? @faby_zanelati ;)

See you later, alligator!

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    Aldo Semino Junior
    19 de fevereiro de 2021 at 18:15

    Que delícia Faby, vou lá ver se apareço no espelho, aí eu vou fazer essa receita! Rsrs… Bjo.

    • Reply
      Faby
      22 de fevereiro de 2021 at 11:12

      Hahahaha, isso mesmo, Aldo! confere antes ;)

      Bjo!

  • Reply
    ana claudia
    22 de fevereiro de 2021 at 7:59

    Oi Faby, guarda o confit de alho na geladeira? obrigada, quero fazer…

    • Reply
      Faby
      22 de fevereiro de 2021 at 11:12

      Oi Ana, eu guardo na geladeira sim, sempre coberto com azeite. Não sei se dura muito pq aqui consumimos tão rápido que nunca ficou por muito tempo, mas eu imagino que, se sempre coberto com azeite, deve durar algum tempo sim.

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Choco chip cookie Nhoque de ricota e espinafre O que fazer com sobras de arroz? Como fazer massa fresca Espaguete de abobrinha com pesto de agrião