Rolo de batata, carne moída e espinafre

Como eu ainda não atingi o nirvana aí da comadre Denize, meu corpo, minha mente e meu ser como um todo (gostaram dessa de “ser como um todo” né?) clamam por carboidratos, sem os quais eu não vivo. De modos que a revista Cozinha Moderna me deu a inspiração e eu caí de boca, alma e todo o resto (incluindo umas boas taças de vinho, porque eu definitivamente não sou obrigada) nesse delicioso rolo de batata, espinafre e carne.
A receita é simples mas que tem algumas etapas…

1. Base de batata
É o velho esquemão – cozinha 1 kg de batata, passa pelo espremedor, junta 2 colheres de sopa de manteiga, tempera com sal, pimenta e noz moscada e junta 100 gr de farinha de trigo, formando uma massa homogênea.

2. Recheio de carne
Um belo refogado com carne de primeira moída (eu usei patinho), com bastante alho, cebola, tudo no azeite, com pimentão verde em cubinhos pequenos, páprica picante e azeitona picada, sal e pimenta a gosto.

3. Espinafre
Folhas de espinafre lavadas e escaldadas em água fervente com uma pitada de sal.

Para montar o rolo:
Pegue um pano limpo, cubra com farinha de trigo e coloque a base de batata, formando um retângulo. Sobre essa base distribua as folhas de espinafre e sobre essas, o refogado de carne.
Com um pouco de jeito e o auxílio do pano enfarinhado, vá enrolando formando um rocambole. Tome cuidado de fechar as laterais e pincele a parte de cima com uma gema de ovo batida. Depois, é só levar ao forno até dourar. Eu usei a fôrma de bolo inglês, mas pode ser na comum.

Notinhas:
O meu recheio foi de carne mas pode ser usado frango desfiado, atum, camarão ou o que mais passar pela tua cabeça.
A base é praticamente só batata e pouca farinha, só mesmo para dar uma “liga”, por isso a textura fica divina, como um purê.
Controle as lombrigas e tente cortar o rolo só depois de morno. Eu e minhas bichas solitárias estávamos com muita fome e partimos o coitado tinindo de quente, o que prejudica um pouco a estética da coisa :)

***

*update pós outra taça

Daí que eu percebi o seguinte…
Pra facilitar a vida da pessoa, principalmente aquela que já ingeriu vinho em demasia, faz o seguinte: pega o purê de batata, coloca na forma de bolo inglês devidamente untada e enfarinhada, coloca as folhas de espinafre, uma camada farta de recheio e mais uma de purê e leva tudo ao forno.
Porra, vamo’ facilitar, né não?

Com o tempo que sobrou (um bocado, believe me), tome mais umas taças de vinho.

Cara, o vinho definitivamente acelera meu raciocínio**

***

** mas prejudica deveras a minha digitação.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

2 Comments
  • Cris Gasparotto
    abril 6, 2011

    Vou testar essa receita hoje a noite, já comprei todos os ingredientes ontem para facilitar. Adorei a parte de não ter que enrolar a massa, não sou muito boa nisso. O vinho… aiaiaiaiaiai…. aqui em casa não ingerismo bebida alcoolica… melhor assim. rsrsrsrsrs
    Beijinhos

  • Linéa Gouvêa (Lynn)
    maio 2, 2011

    Menina, eu adoro reler esta receita…rs…. Ainda não fiz, mas dá pra visualizar a cena aqui em casa, se eu também começar abrindo uma garrafa de vinho ( branco, riesling, meu preferido). Eu rio toda vez que leio este texto. Bjs

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*