Pão de batata recheado

Fazer pão não é a minha especialidade, mas essa receita do Edu Guedes me surpreendeu pela facilidade e pelo resultado – não precisa de sova e vira um pão enorme de lindo e super saboroso.

Para preparar a massa…

Bata no liquidificador: 4 tabeles de fermento biológico fresco (60gr), 1 colher (sopa) açucar, 1 pitada de sal, 3 ovos, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara de água morna, 4 batatas cozidas espremidas, 2 colheres (sopa) manteiga, 1/2 xícara de óleo.

Transfira essa mistura para uma tigela e acrecente aos poucos 1 kg de farinha de trigo, até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 30 minutos.

Após 30 minutos, divida a massa em duas partes e abra cada uma com um rolo. Espalhe o recheio e enrole como rocamboles. Pincele cada pão com uma gema batida e polvilhe queijo parmesão ralado.

Coloque em assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 35 minutos (precisei de um pouco mais de tempo) ou até que doure.

Para o recheio…

Misture 4 tomates picados sem pele e sem semente, 3 xícaras de queijo mussarela ralado, 1 colher de azeite de oliva, 10 azeitonas verdes picadas, 1 colher de orégano, salsinha, sal e pimenta a gosto.

Nem preciso dizer que aqui cabe uma infinidade de recheios né? Só usar a imaginação ;)

Ok, as férias acabaram, eu sei… mas vai me dizer que você não ficou doidinha pra se jogar nesse pão no próximo final de semana. Vá com fé que a receita é supimpa! :)

5 Comments
  • Adri
    janeiro 30, 2012

    aiiiiiiiiiiiiii Fabi, assim vc me mata

  • Roberta
    janeiro 31, 2012

    Nossa! Essa receita parece ser bem fácil de fazer… Fiquei animada e pretendo testá-la no próximo final de semana….

    bjs

  • Maris
    fevereiro 22, 2012

    Fabi,

    Eu frequentava o site das Rainhas e te achei aqui!
    Mas que pão delicioso esse, fiz no sábado e o resultado foi ótimo: 3 pães imensos e lindos (isso mesmo…3)!!!!
    Obrigada pela dica.

  • Roberta
    março 1, 2012

    Já fiz essa receita duas vezes.
    Da 1º vez, coloquei 1,5 kg de farinha e nada da massa desgrudar das mãos. O resultado final ficou gostoso, rendeu 2 “rocamboles” e uns 20 pães, mas ficou um pouco duro.
    Da 2º vez, coloquei 1 kg de farinha e coloquei a massa para descansar, mesmo ainda estando grudando nas mãos. Rendeu mais ou menos a mesma quantidade da vez anterior, mas os pães ficaram macios e gostosos.
    Mas acho que eu e essa receita não nos demos muito bem eheheh
    bjs

  • mari
    março 7, 2012

    Que pão lindo!!!Quero fazer mas as calorias..

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*