carnes Receitas

A minha costelinha do Outback

null

A idéia era: reproduzir em casa um almoço do Outback com Aussie Bread, Ribs On The Barbie, Cinnamon Apple e Garlic Mashed Potato.
E não é que deu certo? Quer dizer, quaaase 100% certo, já que o meu pão australiano não rolou – a receita da Cinara era incrível e a massa enquanto eu sovava parecia ótima mas… definitivamente eu sou uma pessoa que não faz pão. A massa não cresceu e a minha saída foi buscar o pão australiano do Pão de Açucar, que é excelente por sinal.
Bem, apesar da tragédia do pão, as demais receitas ficaram perfeitas, com atenção especial para a costelinha que…affff…modéstia à parte, estava maravilhosa.

Comprei 3 Kgs de costelinha suína da Aurora e na véspera temperei com: limão, bastante alho processado com sal e pimenta do reino, alecrim e pimenta calabresa, coloquei num saco, amarrei e deixei na geladeira.
Na hora de assar, botei as costelinhas na assadeira (sem o saco!) cobri com papel alumínio e assei até que estivesse bem macia. Depois, foi só tirar o papel alumínio e deixar que a marinada fosse secando, enquanto a carne começava a dourar. Quando já dourada, comecei a pincelar o molho barbecue (que eu já ensinei aqui) dos dois lados da costelinha e levá-la de volta ao forno. Fiz isso por três vezes mais ou menos em cada peça – pincelar o molho e voltar para o forno até o barbecue começar a “secar”. Detalhe: a essa altura a carne deve estar soltando do osso, de tão macia ok?

(ah! depois que tirei o alumínio, aproveitei para colocar na assadeira um bom tanto de cebolas inteiras, daquelas pequenas, para assar no caldinho que se forma na assadeira – acredite em mim: essas cebolas ficam maravilhosas!)

null
(detalhe de uma das peças de costelinha saindo do forno)

Para servir à moda do Outback, providenciei a maçã com canela (que eu acrescentei um tantinho de melado e ficou bem bom), o purê de batatas com alho (é só fazer o purê normalmente – eu uso batata, manteiga e leite – e acrescentar dentes de alho beeem amassados e temperar no final com bastante pimenta do reino moída na hora) e um arroz branco. Ainda servi uma salada de folhas com molho de balsâmico, melado e ervas mas… o povo nem deu bola para a salada. Hohoho…porque será né? =)

Para acompanhar o pão australiano, fiz a minha versão da manteiga do Outback – processei manteiga sem sal com creme de leite e uma colherzinha de mel. O povo adorou.

E assim foi o almoço do Outback na minha casa. Quem esteve por lá, disse que o almoço não ficou devendo em nada para o restaurante a não ser pela falta das garçonetes de shortinho. Rá! Mas aí também já é demais, né não? :P

* post originalmente publicado no Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    Orgulho mode on | Pimenta no Reino
    16 de agosto de 2011 at 13:07

    […] Espetinho de frango à moda Thai – Costelinha à moda do Outback Faby a-pimenta-dona-do-fogão-nesse-reino :) Cancelar resposta Nome Email […]

  • Reply
    fernando
    25 de março de 2014 at 18:46

    qual a temperatura do forno? obrigado!

    • Reply
      Faby
      26 de março de 2014 at 13:47

      200C mais ou menos, Fernando!

      Abs!

  • Reply
    Bárbara Boechat
    5 de abril de 2020 at 16:52

    Olá!!!
    Eu fiz a costelinha para o aniversário da minha mãe e ficou deliciosa!!!! Obrigada pela receita!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.