Panqueca sem glúten

Panqueca sem glúten
Comprei farinha de arroz e decidi testar algumas receita com ela. Não se trata de ter entrado pra turma da maromba (opa!) e sim de uma pequena investigação sobre as supostas causas de uma sinusite e uma dor de cabeça que não me largam. De qualquer forma, a panqueca ficou gostosa e achei que vale o registro aqui no blog. Para quem já sabe que tem a intolerância ao glúten, uma receitinha batuta para o dia a dia. A receita vem do Instituto Riograndense do Arroz.

Para fazer a massa:
Bata no liquidificador 1 xícara (chá) farinha de arroz, 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de óleo de girassol e 1 colher (café) de sal.

O resto do processo é o mesmo da panqueca comum – aqueça uma panquequeira ou frigideira rasa e coloque uma concha pequena da massa. Espalhe-a pela frigideira e deixe dourar alguns minutos até conseguir virá-la. Vá colocando as massas prontas em uma travessa e depois use-as com o recheio de sua preferência.

Eu fiz a clássica de carne moída refogadinha, mas a massa aceita qualquer recheio, você sabe. Batas colocar o recheio na massa e enrolar. Depois é só colocar em uma travessa coberta com um pouco de molho de tomate, cobrir com mais molho, queijo (se quiser) e levar ao forno preaquecido só para dar uma dourada no queijo.

8 Comments
  • curtidas instagram
    fevereiro 14, 2014

    Amei o blog!

  • Nadia Oliveira
    setembro 21, 2014

    Quero receitas pra fazer com farinha de arroz .

  • Nadia Oliveira
    setembro 22, 2014

    eu fiz esta receita com leire desnatado achei que a panqueca ficou mais concistente mais firme será pelo leite? mas ficou boa.dá uma saciedade enorme.gostaria de uma resposta. obrigada.

    • Faby
      setembro 23, 2014

      Eu não sei dizer se o problema foi o leite não, Nadia. A princípio, creio que não. Teste novamente, trocando o leite. Quem sabe?

      Bjo!

  • Amanda
    janeiro 29, 2015

    Olá… posso substituir o leite por água?

    Aguardo resposta e agradeço desde já!

    Att,

    Amanda

    • Faby
      janeiro 30, 2015

      Eu nunca fiz com água, Amanda. Teria que experimentar.

      Bjo!

  • VERA LUCIA SCHAF FERREIRA
    julho 29, 2015

    Você pode substituir o leite de vaca por qualquer outro como de amêndoa, arroz, castanha, coco etc.
    Essa receita não leva fermento???
    Bom apetite !!!!!

  • Marcel
    março 10, 2018

    Fiz hoje essa receita pra minha esposa pra usar as farinhas que ela compra ba zona cerealista mas que nunca usa. Ficou muito bom. Gostei bastante da receita.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*