cozinha rápida pratos únicos principais Receitas vegetarianos

Panqueca de abóbora e parmesão

O nome panqueca já te remete aquela receita tradicional, recheada, que vai ao forno, certo? Ok, eu amo essa versão clássica, mas hoje vou mostrar uma ideia para variar um pouco o prato de um jeito prático e muito gostoso. Nós vamos seguir a mesma linha das Panquecas Americanas, só que vai ser salgada, perfeita para um almoço acompanhada de uma saladinha. Bora?

A primeira coisa que fiz foi cozinhar cubos de abóbora japonesa (cabotiã, cabotiá, cabochan, como preferir) até ficar macia e eu poder usar o amassador para fazer um purê. Precisei de 1 xícara de abóbora já amassada.

O próximo passo é colocar esse purê de abóbora numa tigela e juntar os demais ingredientes: 1 ovo, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/3 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado e uma colher (café) de fermento em pó. Mexe bem e acrescenta o tempero: sal (cuidado pois o parmesão já é salgado!), pimenta do reino moída e noz moscada ralada. mistura bem e está pronta a massa da panqueca.

Em uma frigideira antiaderente vai um fiozinho de azeite e uma colheradas da massa (você pode ajeitar com a colher para deixar o formato arredondado). Abaixe o fogo e cozinhe até que perceba que as pontas estão firmes (use uma espátula pra testar). Se estiver firme, já dá para virar a panqueca e deixar dourar do outro lado também.

Pronto! Eu não disse que era fácil? ;)

Sirva a panqueca quentinha (o parmesão fica maravilindo derretidinho) com uma salada. Eu fui de tomates (comum e amarelo) com manjericão.

Ah! Eu também uso variações, como cenoura e abóbora moranga. Também dá para usar abobrinha crua ralada (que fica um espetáculo!), espinafre e brócolis. Por aqui é sempre um sucesso. E pra deixar a versão sem glúten, é só substituir a farinha de trigo pela de arroz.

panqueca_abobora_pap

Você Pode Gostar Também

6 Comentários

  • Reply
    Samara
    3 de novembro de 2015 at 23:01

    Já anotei a receita vou preparar depois venho aqui contar como ficou rsrsr.

  • Reply
    Tathiana
    11 de novembro de 2015 at 11:41

    Faby, oi!
    Essa panqueca ficou sensamara! rsrs
    Suas receitas são sempre ótimas. OBRIGADA! =)

  • Reply
    Andressa
    4 de dezembro de 2015 at 14:59

    A panqueca de abóbora foi um espetáculo em casa todos amaram. Realmente fica uma delícia e é melhor que a convencional. Ameiiii

    • Reply
      Faby
      11 de dezembro de 2015 at 12:03

      Eba Andressa!!!!

      Bjo!

  • Reply
    Andressa zanelli
    16 de março de 2016 at 21:07

    Confesso que já estava enjoada da panqueca tradicional. Resolvi seguir sua receita e foi sensacional. É pra lá de deliciosa. Todos amaram. Obrigada!!!

    • Reply
      Faby
      17 de março de 2016 at 14:07

      Oba, ANdressa! :)

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.