Eu sei que a batata doce tá no hype, que o povo da maromba ama e talecousa e que tá pipocando na net receitas com o tubérculo, que vivia escondidinho e agora é estrela nutricional. Só que aqui em casa, a batata doce tem aparecido muito mais simplesmente porque a oferta dela aumentou. Agora, encontro no hortifruti a versão japonesa, menorzinha, e com preço bom (coisa rara hoje em dia), então é basicamente por causa disso que a queridinha do povo fitness tá brilhando muito aqui em casa… Mas eu, de fitness, não tenho nada :)
Pra fazer o nhoque é tão fácil! Eu usei duas xícaras de batata doce amassada (eu assei embrulhada no papel alumínio até ficar bem macia e eu conseguir retirar toda a polpa), 1 ovo, 2 colheres (sopa) farinha de trigo e sal. Basta misturar até formar uma massa homogênea, que você consiga moldar. Se for preciso, acrescente mais farinha (aos poucos!). Com a massa você faz uma “cobrinha” numa superfície untada e corta os nhoques.
Em uma panela com água fervente, leve os nhoques para cozinhar até que eles subam à superfície. Daí é só retirar com a escumadeira e jogar em uma tigela com água bem gelada (ou com cubos de gelo). O truque foi o Claude Troisgros que me ensinou e eu uso sempre que faço nhoque. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento.
Uma vez que todos estejam cozidos, aqueça uma frigideira antiaderente, acrescente uma colher de manteiga e um fiozinho de óleo (só pra manteiga não queimar) e grelhe os nhoques até ficarem dourados.
Pra finalizar, use a mesma frigideira. Coloque mais manteiga, folhas de sálvia e deixe derreter. Acrescente os nhoques, um pouco da água do cozimento reservada e mexa com cuidado.
Monte o prato, polvilhe amêndoas torradas e pimenta do reino moída na hora e pronto! Nhoque saboroso e diferente da versão classicona. Por que variar também é importante, minha gente!
14 Comentários
PAULA DAL'BÓ
19 de novembro de 2015 at 15:26Oi Faby, achei lindo seu nhoque.♥
Dá pra servir também com um molho? E qual molho vc me sugeria?
Um beijo! :*
Faby
23 de novembro de 2015 at 11:01Oi Paula, dá sim!
Acho que um molho pesto ficaria ótimo, mas nada impede que vc vá nos clássicos sugo ou molho branco.
Bjo!
Cristine
21 de novembro de 2015 at 5:01Ola Faby
Te acompanho desde os tempos do Rainhas.
Valeu pela receita! Vou fazer hj!
Adoro batata doce, publica mais..
Obrigada por continuar com o Blog, aquece os dias frios, aqui do outro lado do oceano…
Bj
Faby
23 de novembro de 2015 at 11:00Que bom ter vc por aqui, Cristine :)
Bjo!
Thátila
27 de junho de 2016 at 10:50Quanto tempo de assado leva para que as batatas fiquem macias?
Gloria Santana
29 de março de 2017 at 11:42Esse nhoque pode ser congelado???
MARIANA COELHO SANTOS
30 de março de 2017 at 17:12Qual o rendimento aproximado dessa receita?
Daniele
11 de abril de 2017 at 13:23Divino!!! Adorei a receita!!!
Karina
21 de abril de 2017 at 18:15Da para trocar a farinha branca por outra sem glúten?
Marisa
2 de maio de 2017 at 16:20Eu faço um parecido mas sem ovo e farinha (preciso perder peso). Cozinho a batata doce com casca numa panela a vapor (na verdade adaptei: uso uma cuscuzeira). Descasco, amasso as batatas quentes e grelho direto sem passar pelo cozimento na água. Fica bem gostoso mas mais com gosto de bolinho… Vou fazer do seu jeito mas trocando a farinha comum pela de aveia. Se der certo, aviso.
Olivia Krohn
9 de novembro de 2017 at 12:41Será que se substituir a farinha de trigo por farinha de aveia da certo?
Faby
14 de novembro de 2017 at 17:03Olá Olivia, nunca fiz essa substituição.
Me conta depois se deu certo?
Vanessa
15 de fevereiro de 2018 at 21:41Fiz e ficou uma delícia adorei essa receita servi com molho ao sugo.
10 receitas de nhoque fácil que vão deixar as suas refeições completas – Mari Carvalho
11 de dezembro de 2020 at 17:30[…] Nhoque de batata doce na manteiga: já pensou em dar uma nova textura ao seu nhoque de batata doce? Essa é a proposta dessa receita […]