Mosaico de Gelatina

Quando se trata de comida, tem algo muito mais poderoso do que qualquer ingrediente do mundo, do que qualquer receita: a nossa memória. É ela que nos transporta, que faz você reconhecer aquele cheiro saindo do forno… é ela que transforma um doce tão simples, mas tão simples, em algo encantador, capaz de despertar essas memórias naqueles que o provam.

Foi isso que aconteceu no meu último Pré-Natal. Resolvi que uma das sobremesas seria o Mosaico de Gelatina da minha infância, uma sobremesa tão banal nos anos 70 e que carrega o peso das memórias de uma geração inteira. Todo mundo que estava presente tinha algo para lembrar do doce. E se isso não for a coisa mais linda da culinária, juro que não sei mais o que pode ser <3

Cada um faz o doce do seu jeito, e também o chama como quiser. Descobri que ele pode chamar Gelatina Colorida, Festival de Gelatina, Gelatina Multicor… também tem gente que faz com as gelatinas picadinhas, esmagadinhas, em camadas, gente que faz o creme colorido também… Foi lindo ver que cada um carrega uma memória afetiva tão doce quanto a própria sobremesa.

Para fazer o mosaico, basta escolher os sabores de gelatina que você quiser (eu usei 7 cores porque né, eu queria todos os tons possíveis) e preparar um a um, seguindo as instruções da embalagem. O meu truque é fazer sempre com menos água do que manda a embalagem, garantindo uma gelatina com mais sabor e mais firme também.

Depois que as gelatinas estão prontas, basta picar em cubos e reservar.
Para fazer o creme, é só bater no liquidificador 1 lata de leite condensado com 1 lata de creme de leite. Depois de bem batido, é só juntar um pacotinho de gelatina em pó sem sabor (já dissolvido conforme embalagem). Depois de agregar a gelatina sem sabor, é só bater um tico só, somente para misturar.

Usei uma fôrma de bolo inglês, que untei com óleo de coco, mas você pode fazer em uma travessa, em uma fôrma de buraco, onde quiser. Basta colocar uma camada dos cubinhos de gelatina e cobrir com o creme batido. Depois, mais gelatina em cubos e mais creme, e assim por diante. Vai pra geladeira até firmar e só sai de lá na hora de servir e arrancar suspiros de todo mundo <3

Não é uma lindeza? Infelizmente só consegui tirar a foto quando só sobrou um teco, mas ó, fica lindo de viver.

3 Comments

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*