Molhos para Fondue

Por aqui é muito comum a temporada de fondues no frio e lá em casa rola sempre, tanto que eu tenho não um, mas três aparelhos de fondue para dar conta da “demanda” que acontece nessa época.
Pra começar acho que fondue é o tipo de comida que serve ao melhor dos propósitos – comer & jogar conversa fora, sem pressa, uma combinação que eu acho perfeita. Uma refeição completa com os três tipos mais comuns de serviço de fondue – carne, queijo e chocolate – pode levar hoooras. Enquanto isso, o vinho é companhia obrigatória e deliciosa e o papo vai rolando solto em volta da mesa. Tem coisa melhor?

O preparo também não é dos mais complexos, pelo contrário. Com excelentes massas prontas no mercado, hoje você obtém ótimos resultados usando esses produtos e reduz consideravelmente o trabalho. O que eu costumo fazer é incrementar as massas disponíveis com outros ingredientes e assim aumento o rendimento e melhoro ainda mais o sabor.

Acho mesmo que o único porém aqui é o custo – fondue é caro, não adianta. Você até pode baratear as receitas e tal, mas a verdade é que tratam-se de poucos mas excelentes ingredientes e como tais – caros.

No último fondue organizado na nossa turma e feito pela Clau, coube a mim a tarefa de fazer os molhos para o fondue de carne (filé mignon), dada a minha já conhecida mania de inventar uns molhos muito loucos. E nem venha me dizer que mostarda e catchup são molhos pra fondue, pelamor!
Daí que saíram da minha cozinha e da minha cachola os seguintes molhinhos… lembrando que eu nunca faço nenhum deles seguindo medidas e/ou receitas, logo, vou citar os ingredientes que usei e a quantidade de cada um deles vai do gosto do freguês, ok?
Ah! Todos (exceto o de abacaxi e os com base de iogurte, que não necessitam) foram feitos no mini processador, porque eu sou louca mas sou muito prática :)

1. abacaxi com gengibre
geléia de abacaxi (1 vidro pequeno), vinagre de maçã, gengibre ralado e raspas de limão siciliano – mistura tudo e foi!

2. wasabi
iogurte e pasta de wasabi

3. honey mustard
já tem receita aqui no arquivo, corre lá!

4. mostarda com alcaparras
mostarda comum, molho inglês, azeite e alcaparras

5. indiano
coalhada (usei da Vigor), curry em pó, folhas de hortelã e sal

6. gorgonzola
requeijão cremoso, gorgonzola, azeite, creme de leite

7. cebola
creme de leite, cream cheese e sopa creme de cebola

8. alho
requeijão, creme de leite, alho, azeite, sal

Teve ainda fondue de queijo, feito com massa pronta (La Table Dor), ementhal, vinho branco e noz moscada – fondue de chocolate, com massa pronta, chocolate meio amargo, creme de leite e mil frutinhas que a Clau organizou, como: morango, uva, cerejas, mamão, banana, mixirica e (ufa!), para arrematar, oito garrafas de vinhos excelentes.

Como a gente sempre diz… foi muito lindo!

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*