Lombo com laranja

Sou doida por carne de porco e não troco um bom lombo assado por filé mignon nenhum no mundo. Além de gostoso, o lombo não chega a ser um absurdo em termos de caloria e a carne pode ficar macia e suculenta, ou seja, dá para comer lombo e ser feliz, minha gente!

Uma dica bacana para deixar seu lombo assado ainda mais saboroso é temperá-lo com suco de laranja…

Para 1kg de lombo faça uma marinada com 1 xícara de suco de laranja, 1/2 xícara de vinho branco seco, alho e temperos a gosto (ervas como alecrim são sempre uma boa pedida, além de sal e pimenta, claro). Tempere o lombo com essa mistura de temperos, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por cerca de 45 minutos (não use forno muito alto, para o lombo não ressecar demais).

Retire o papel alumínio e cheque se o lombo está macio (se for preciso, retorne ao forno) e acresecente uma ou duas cebolas em pétalas e cenoura (usei a baby) e leve de volta ao forno, para dourar e amaciar a cenoura e a cebola, que dá uma ligeira caramelizada e fica incrível (adooooro!).

Quando estiver douradinho, é só retirar do forno e fatiar. Se quiser manter a linha “light”, invista em uma salada como acompanhamento. Mas, vou te dizer… um arroz branco com esse caldinho que se forma na travessa… afff, é coisa de Deus.

11 Comments
  • Graziele
    janeiro 24, 2012

    Fabi, fica maravilhoso mesmo, o meu faço igualzim, só que eu coloco suco de limão ao invés do de laranja, e no final uso o gril do forno para dar uma douradinha de leve por cima, e sirvo com cuscuz marroquino que é uma coisa fantástica de tão versátil!!!
    Mas AMEI sua dica, vou fazer desse jeito para experimentar.

    BJO

  • July Y T
    janeiro 24, 2012

    Ai que delícia, Faby! Também adoro carne de porco, assada, principalmente! Vou tentar fazer esse prato o mais rápido possível! Minhas lombrigas estão aqui pulando… Rsrs.
    Beijos mil!

  • Neide Onita
    janeiro 24, 2012

    Também sempre faço com suco de limão, na próxima vou experimentar com laranja.
    Bjim!!!

  • Ana Luiza
    janeiro 25, 2012

    Ficou lindão! Imagino o cheiro pela casa!
    Pra mim, Lombo assado só perde pra Costelinha assada e empata com Pernil!!!

    Ai, também amo carne de porco!

  • kalina saraiva de lima
    janeiro 25, 2012

    que prato lindo!!! deve ter ficado sensacional. sim, aqui na inglaterra tenho comido porco com batatas daquelas bem grandes cozidas e douradas no forno. muuuuito bom. a receita ta anotadinha da silva bem aqui :-) e vou tentar tambem com o cuscuz marroquino. beijo

  • Andrea
    janeiro 26, 2012

    Fabi, será que rola selar a carne antes de colocar no forno???

    • Faby
      janeiro 26, 2012

      Claro Andrea, sempre! Eu mesma, quando estou com tempo, prefiro fazer assim.

      Bjo!

  • andreia
    dezembro 30, 2012

    fabi, sera que pode deixar o lombo marinando de um dia pro outro, estou com medo da laranja deixar o lombo amargo…

    • Faby
      janeiro 22, 2013

      Pode sim Andreia, mas tome cuidado de usar apenas o caldo da laranja, sem a parte amarga da casca ok?
      Bjo!

  • Maura
    janeiro 23, 2014

    Nem sempre tenho tempo para fazer uma comida começando a temperar de véspera… Qual o tempo mínimo para temperar um lombinho de porco? Penso em fazer ele em pedaços numa panela (tipo xadrez). Será que dá certo? Ficaria duro, ou sem gosto?

    • Faby
      janeiro 24, 2014

      Oi Maura,

      É verdade, nem sempre dá pra marinar de um dia para o outro. Mas não se preocupe, se vc vai fazer a peça em cubos, não há necessidade de marinar tanto tempo. Na verdade, vc pode temperar na hora de preparar e ele vai pegar gosto sim. Mas isso só para peças picadas, ok? Peças grandes precisam marinar para que o tempero penetre na parte central da peça.

      Bjo!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*