sh Empadinhas da Jane > Pimenta no Reino

Empadinhas da Jane

Empadinhas
Jane é minha mãe e as suas empadinhas já estão ganhando fama entre meus amigos. Já teve até curso intensivo para aprender a receita, né Clau? ;)

Não vou mentir pra vocês – fazer empadinha é uma função. Tem que fazer a massa (que é simples), o recheio, montar nas forminhas… não é coisa pra você fazer com pressa, mas é bacana para um dia com a família, com a criançada. Aqui a gente a-do-ra.

Pra fazer a massa você tem que misturar 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de gordura vegetal, 1/2 xícara (chá) de guaraná e mais ou menos 1 colher (sopa) de sal. O lance é misturar bem até ficar uma massa bem gostosa de trabalhar, lisa e homogênea. Depois, você deve abrir bolinhas dessa massa nas forminhas de empada. Com os dedos, você forra o fundo e as laterais da forminha, deixando uma pequena sobra, onde você vai colocar a tampinha de massa.

O recheio pode ser do que você quiser… frango desfiadinho e temperado, camarão, bacalhau ou ainda  as nossas preferidas por aqui: palmito e carne seca.

Para o recheio de palmito você precisa fazer um refogado com alho, cebola, pimentão em cubinhos, juntar o palmito picado, cubinhos de tomate (sem pele e sem semente) e temperar com sal e pimenta a gosto. Para deixar o recheio mais cremoso,  junte 1 colher (sopa) de amido de milho (diluído em um pouco de leite) e misture bem, até engrossar o recheio. No final, é só juntar um cheiro verde picadinho. Também pode-se juntar requeijão, catupiry ou outro queijo cremoso. Você faz do seu gosto, do seu jeito. 

Para fazer o recheio de carne seca, basicamente o mesmo princípio – um refogado com algo e cebola, junta a carne seca já dessalgada, cozida e desfiada, tempera com sal e pimenta e finaliza com cheiro verde picadinho.

Importante:
Todos os recheios só podem ir para as forminhas frios, ok? Faça-os primeiro e deixe esfriando enquanto você preparava massa e abre todas as empadinhas.

Coloque o recheio na forminha com a massa e cubra com outro pedacinho de massa, juntando com as laterais. Disponha em uma assadeira, pincele uma gema batida por cima e leve ao forno.

Para assar, forno médio preaquecido por uns 30 minutos ou até que as empadinhas estejam douradas.

Essa receita rende cerca de 20 empadinhas ou mais, dependendo do tamanho da forma utilizada, claro.

empadinhas_carne_seca

8 Comments
  • Susana
    janeiro 7, 2014

    Que delicia!
    Bom ano 2014 e tudo de bom!
    Bjs, Susana

  • Maura
    janeiro 24, 2014

    Oi Faby, sem querer ser chata e já sendo, não poderia substituir a gordura por manteiga?? estou sempre testando massas de empadinhas, aqui no Rio de Janeiro tem um lugar que vende umas deliciosas, mas difícil de saber a receita… bjs

    • Faby
      janeiro 27, 2014

      Oi Maura,

      Na verdade, a gordura vegetal é até que parecida com a manteiga, mas eu não saberia dizer se a quantidade necessária seria a mesma. Só testando.
      Se vc fizer, volta aqui e me conta como ficou?

      Bjo!

  • Leticia
    janeiro 27, 2014

    Fabi, pode usar um outro refrigerante q nao seja guarana?

    • Faby
      janeiro 27, 2014

      Oi Leticia,

      Nunca fizemos com outro e, se fosse para arriscar, eu diria que só o guaraná serve.
      De qualquer maneira, se vc testar com outro, volta aqui e me conta como ficou?

      Bjo,

  • Gerusa
    outubro 23, 2014

    Faby, que palmito você usa para o recheio?

    • Faby
      outubro 24, 2014

      O açai ou o pupunha, Gerusa.

      Bjo!

  • julio sergio
    agosto 18, 2015

    boa noite!
    eu vendo empadas na rua num reboquinho so que eu pego de uma pessoa e revendo agora sinto a necessidade de fazer a minha propria empada pra lucrar mais.
    a empada que eu vendo e muito boa e eu nao consigo e nem tenho a receita gostaria que vcs me ajudasse nisso com uma receita gostosa

    grato!!!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*