Curry Thai


Frango definitivamente não está entre meus ingredientes preferidos – acho sem graça e os cortes que gosto mesmo são aqueles que ninguém curte. Mas uma coisa é certa: quando eu resolvo incrementá-lo… hummmmm, sai de baixo! Porque, gente… dá pra fazer coisas louquíssimas com um peito de frango, não dá?!

Tá, ok… mesmo que você não seja fã de coisas assim tããão louquíssimas (#chatiada), dá também para fazer algo nem tão louco mas muito saboroso, como essa minha versão de Curry com pegadinha tailandesa que transforma aquele franguinho velho de guerra em um prato cheio de sabor e que faz bonito até em uma ocasião especial. Vem comigo? ;)

Aqueles filés de frango já foram picados e lindamente temperados com sal e pimenta, certo? Agora, em uma wok ou frigideira grande, aqueça óleo de gergelim até começar a sair fumacinha. Doure alho bem picadinho, junte a cebola até murchar e acrescente o frango picado (não precisa dourar muito não). Junte tomate sem pele e sem semente, pimentão verde, vermelho e amarelo, tudo picado em cubinhos pequenos. Mexa bem e comece a temperar: aqui usei bastante gengibre ralado e curry, que pode ser o pronto ou a mistura que você fizer (eu geralmente uso cominho, pimenta, coentro em grão, noz moscada, cardamono e açafrão, mas essa mistura varia muito de acordo com o conteúdo da minha gaveta de temperos e meu humor) e sal.

Cozinhe até que os ingredientes estejam macios e o frango cozido (se for preciso, pode juntar um pouquinho de nada de água quente). Enquanto isso, coloque um pouquinho de leite de coco em uma xícara e dissolva nele uma colher de amido de milho e leve à panela. O resultado, claro, é que a mistura da panela vai engrossar ligeiramente. Nesta etapa você estará pronta para acrescentar o restante do leite de coco.

Mexa bem, prove e acerte o tempero se necessário, desligue o fogo e finalize com coentro fresco e cebolinha picada (pode ser generosa!) e esprema o suco de meio limão por cima de tudo, só para dar aquele tchans! Se quiser (eu sempre quero), uma pimentinha fresca picadinha nesse momento também vai bem (uso dedo de moça sem a semente)

Sirva com arroz de jasmim ou arroz branco e veja se isso é ou não é de comer rezando.

De nada :)

[#dica]
Vegetarianos também podem ser felizes apenas substituindo o frango por um mix de cogumelos, como paris, shitake, shimeji, portobello …
Já fiz uma versão dessas e ó, fica incrível também. Podem testar! 

5 Comments
  • Pati
    maio 8, 2013

    Oi, Faby, tudo bem? Nossa, eu ainda não havia passado por aqui depois da mudança do layout do blog, e quero te dizer que estou babando! Ficou muito bom, parabéns, ficou leve, ficou ainda mais gostoso de ler, se já era bom antes imagina agora! Obrigada, sei que isso dá trabalho, beijos
    Pati Sato

    • Faby
      maio 8, 2013

      Oi Pati! Que bom que vc tá por aqui!

      Bjo!

  • Ingrid Hille
    agosto 7, 2013

    Acabei de fazer! Meu Deus… que delícia! O marido não curtiu e descongelou o feijão pra comer o arroz hahaha Melhor pra mim, sobrou mais! Já estou pensando em uma versão com camarões!
    Valeu pela receita, Fabi!

  • Veridiana
    agosto 12, 2013

    Parabéns, o site/blog é muito legal e as receitas apetitosas. Porém, para leigos- COMO EU (rs), fica dificil seguir suas SUPER DICAS sem as quantidades… por exemplo: quanto de oleo de gergelim? e dos demais ingrediente? bom, vou me arriscar, mas achei que valeria colocar meu humilde comentário. E por favor, não quero chatea-la, pq gostei mesmo e só gostaria de mais detalhes pq não sei cozinhar e estou usando seu conteudo para me “inspirar”. beijos e sucesso

    • Faby
      agosto 12, 2013

      Oi Veridiana!

      Pois é, por isso eu sempre digo que o Pimenta não é um site de receitas né? Porque eu não cozinho assim :) Acho que ele é mais um blog para inspiração talvez, exatamente como vc está propondo. Até pq, site de receita com medidinhas certinhas tem aos montes na net, né? E fique tranquila, não me chateia não! Inclusive pq eu mesma já aviso que aqui não é o lugar certo para quem procura esse tipo de conteúdo, que eu acho que nunca conseguiria fazer. Então, não tô nem enganando ninguém né? kakakakaka!

      Mas ó, fica por aqui! Sempre tem umas dicas boas pra quem está começando tb. E se vc tentar o curry, volta pra me contar como foi? :)

      Um beijo!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*