Creme de abóbora e cenoura

Sou apaixonada por abóbora, principalmente pela cabochan (cabochã, cabotiã, cabocha, whatever) ou abóbora japonesa, como também é conhecida por aqui. É aquela da casca grossa (terrível de descascar!) e escura, e sabor bem docinho. Amo. Em casa sempre tem e quando não compro já descascada (pq né, Deus é mais!) eu costumo assar com casca e tudo, como já ensinei aqui nesse creminho com gengibre. Pois bem, hoje vou mostrar como faço essa outra versão de creme, sem precisar assar, ideal pra quem tem pressa.

O primeiro passo é descascar a abóbora e cortá-la em cubinhos (vai com fé!), cerca de uns 500gr. Depois, é só fazer o mesmo com umas 2 cenouras grandes, também em cubinhos.

Em uma panela coloque um fio de azeite e acrescente 1 cebola e uns 2 dentes de alho amassado. Deixe até que esteja começando a dourar. Acrescente a abóbora e a cenoura picadas. Tempere com sal e pimenta (acrescente um pedacinho de gengibre ralado para dar mais sabor ainda!) e uma pitada de noz moscada ralada. Junte uma folhinha de louro, cubra com caldo de legumes (até uns 3 dedos acima), tampe e deixe cozinhar até que a abóbora e a cenoura esteja macias.

Retire a folha de louro e use um mixer direto na panela para transformar tudo em um creme. Se não tiver, leve tudo ao liquidificador e depois retorne para a panela. Acerte o tempero, desligue e sirva com parmesão ralado, um fio de azeite e mais pimenta do reino moída na hora.

Se preferir um creme mais suave, junte um pouco de creme de leite no final do cozimento (depois de usar ou mixer ou liquidificador).

Dá pra servir esse creme também dentro do pão italiano, aquele redondinho. Fica loosho e aí é só abrir um vinho e garantir um jantar quentinho e saboroso. A-do-ro.

4 Comments
  • Claudia Maria Falci Goulart
    junho 10, 2014

    Faby,
    para descascar a abobora cabotiá super fácil, basta coloca-la no microondas uns minutinhos ou colocar agua fervendo por cima dela dentro de uma vasilha e deixar uns minutinhos também. Super, hiper, mega fácil de picar!!!!!
    Beijinhos, Cláudia Goulart

  • ane
    junho 11, 2014

    Com 500g de abóbora mais a cenoura, vc acha que dá para mais ou menos quantas pessoas? Não como prato único, não. Mas quase ao fim de reunião entre amigos, depois de belisquetes e vinhos, uma coisa quentinha para mimar o estômago?

    • Faby
      junho 13, 2014

      Oi Ane,

      Dá para quatro pessoas numa boa :)

      Bjo!

  • tamires viera
    junho 16, 2014

    delicia, as eu gosto de deixar uns cubinhos também para morder!! otima a dica de usar com cenoura!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*