acompanhamentos de festa Receitas

Couscous marroquino com castanhas, frutas secas e hortelã

Sou louca por couscous marroquino e acho que já fiz de mil e uma maneiras diferentes, muitas vezes com o que tenho à mão e até com as sobras da geladeira. Além de saboroso, acho prático, rápido e uma ótima opção de acompanhamento, perfeita pra variar o arroz do dia-a-dia.

Essa versão é loosho e faz bonito em ocasiões mais festivas – e pode cair super bem na tua ceia de Reveillon (ainda dá tempo!).

Você vai precisar de: 1 xícara de couscous (sêmola de trigo), 1 xícara de água, castanhas picadas (usei do Pará, amêndoas e xerém, mas pode ser também nozes, avelãs, macadâmia, amendoim…), frutas secas (fui de damasco e passas brancas e pretas, mas também rola com tâmaras, ameixas, frutas desidratadas diversas…), cebola, azeite e bastante hortelã picado grosseiramente.

Ao grão já hidratado juntei os demais ingredientes – castanhas, frutas secas, cebola dourada no azeite, temperei com sal e pimenta calabresa e finalizei com a hortelã.

Não disse que era super fácil? =)

***

Para hidratar o couscous…

O grão nem precisa ir à panela – ele é apenas hidratado e fica pronto em questão de minutos. Use sempre a mesma medida de grão e água fervente (ou caldo de sua preferência).

Numa travessa coloque o couscous, junte 1 colher de sopa de manteiga e a água fervente.

O trucão: cubra a travessa com plástico filme, para que ele cozinhe no próprio vapor. Geralmente o grão hidrata em 5 minutos, mas pode ficar reservado para ser temperado depois.

A dica: use um garfo para mexer e soltar os grãos.

O jeito de hidratar é sempre o mesmo e, uma vez hidratado, é só usar os grãos do jeito que você quiser e temperar à gosto. Há quem goste de temperá-lo na panela para serví-lo quente e quem o prefira frio (eu!). Pode-se acrescentar frango desfiado, legumes (fica especialmente gostoso com um mix de pimentões coloridos bem picadinhos, adoro!), cogumelos… Também casa muito bem com frutas como maçã, manga, abacaxi e fica delicioso quando recebe uma pitada de especiarias como curry, páprica e até mesmo canela.

Se você ainda não conhece e ficou afins de experimentar a sêmola de trigo, preste atenção na próxima ida ao supermecado. Geralmente ele é vendido em caixinhas, na parte de importados. No Pão de Açucar você encontra uma marca própria deles, a Casino, bem boa – uns 14 pilas o pacotinho de 500gr (mas ele rende super bem, viu?).

* post originalmente publicado no Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Igual, mas diferente | Pimenta no Reino
    14 de setembro de 2011 at 16:45

    […] receita do couscous já está aqui ó. E o camarão não tem receita, né meu povo? Camarão fresco, salteado na chapa com azeite e algo […]

  • Reply
    Cris Tosta
    15 de setembro de 2011 at 7:55

    Adoro, adoro, adoro… além de ser prático é muito saboroso e tem um visual glammmm… Cardápio de hj lá em casa…

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor