Bolo de limão siciliano

Vou logo começar dizendo: PRE-PA-RA! Porque esse vai ser o melhor bolo de limão que você já comeu na vida.

A receita vem do Rogério Shimura, não à toa o mestre da panificação, e ó… é fácil, rende um bolo pequeno (dá pra você usar essa desculpa pra não ter que dividí-lo com ninguém, ó que beleza?) e você faz na mão, sem batedeira, liquidificador, nada. Olha que belezura…

Antes de comecar a bater o bolo, faça uma caldinha de limão:
Misture 25mL de suco de limão siciliano,  75mL de água, 15mL de rum e 100g de açúcar e ferva apenas até que o açúcar esteja dissolvido. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 170C.

Peneire 135g de farinha de trigo e 5g de fermento em pó (químico) e reserve. Derreta 75g de manteiga e misture-a com 75g de creme de leite. Reserve.

Numa tigela bata 3 ovos e 175gr de açucar e bata até formar uma mistura homogênea. Junte a mistura de creme de leite e manteiga e misture bem. Adicione as raspas de 1 limão siciliano e por último a farinha peneirada com o fermento, até a massa ficar homogênea.

Leve para assar em forma untada e forrada com papel manteiga por cerca de 30 minutos a 170ºC. Eu usei uma forma comum de bolo inglês e foi perfeita.

Assim que o bolo sair do forno, pincele com a calda de limão. Eu ainda polvilhei papoula e amêndoas torradas, pra dar um tchan.

Esse bolo com café quentinho… pffff! Faz e volta aqui pra me contar?

13 Comments
  • Fatinha B.
    março 24, 2014

    Faby, como faço para transformar estas gramas da receita em xícaras ou colheres? Não tenho balança e gostaria muito de fazer esse bolo. Bjs!!

  • cris
    março 25, 2014

    Tenho essa receita, ela é MARAVILHOSA mesmo.

  • Carol
    abril 1, 2014

    Fiz e estou voltando aqui para contar!! rsrs Delicia!!!
    Quando vi a receita pensei: epa! tenho limão siciliano, tenho ovos, farinha e amendoa!! só esqueci do açucar, que só fica aqui para visitas e tinha somente o exato para receita.. ufa!! usei metade de farinha integral e ainda assim ficou clarinho e fofinho. ah, não tinha o papael manteiga, então fiz o velho untar e enfarinhar. desconfio que um de laranja, tangerina, seguindo os mesmos passos deve ficar muito bom!! um dia vou testar e te conto rs
    beijos e obrigada pela receita mara!!

    • Carol
      abril 1, 2014

      Esqueci de dizer que não tinha rum… aí usei um extrato de baunilia (extrato, não essência), 1 col de chá. bjs

  • Paula
    abril 3, 2014

    Fiz o bolo ontem, AMEI! A receita dá certo, a massa é fofa e molhadinha!

  • Camila
    abril 4, 2014

    Amei essa receita! Fácil de fazer e o resultado é maravilhoso. Amei. Agora vou tentar a torta de chocolate e limão. Depois conto se deu certo.

  • Caroline
    maio 5, 2014

    Fabi,primeiro queria te dizer que sou sua fã, e adoro suas receitas desde a epoca do rainhas do lar!
    Segundo, naquele conversor do mais voce, nao encontrei manteiga ou creme de leite, voce lembra quantas colheres de sopa seriam 75 gramas de cada um deles?

    Beijo grande!
    Caroline.

    • Faby
      maio 6, 2014

      Oi Caroline,

      Naquele conversor tem creme de leite sim. Olha só, dá uma procurada no Google. Tem diversos conversores de medidas online. Teoricamente, uma colher de sopa tem 10g, mas eu não sei se isso valeria por exemplo para manteiga.
      E ó, eu não faço nenhum tipo de doce ou bolo sem balança pq bolo é ciência exata, gata. Precisa ser certinho senão tem chance da coisa não dar certo.

      Bjinho!

  • Priscila
    agosto 19, 2014

    Fui com fé porque com a receita em mãos e sem paciência para abrir o laptop descobri que a receita era para ser pesada , acredita que deu certo?
    Mulher que bolo divino é esse? Cobri com amêndoas e mix de gergelim, comemos eu e marido de joelhos torcendo pela multiplicação dos bolos.

  • Saleth
    agosto 24, 2014

    Conheci seu site ontem, hoje recebi amigos e não pensei duas vezes, tinha os ingredientes e fiz esse bolo maravilhoso. O sucesso foi total, leve, úmido, macio, facílimo e a quantidade é ótima, adoro esses bolinhos em forma de bolo inglês. Devoraram tudo!!! Show!!!

    • Faby
      agosto 25, 2014

      Eba Saleth! Seja bem vinda e que ótimo que deu certo!

      Um beijo!

  • Kauê
    fevereiro 10, 2015

    Fiz e tô voltando pra dizer que ficou uma delícia! (mesmo sem as elusivas sementes de papoula). Obrigado!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*