Bolo de fubá cremoso

Bolo de vó né? Delícia pra tomar com café fresquinho… adoro. Essa receita é da minha tia Vera e, segundo ela, o truque para garantir que o creme se forme bonitinho é o tamanho da assadeira. Meu creme às vezes fica mais no centro e às vezes, como o da foto, mais pra cima. Não sei dizer porque, mas respeito o mistério (bolo tem manha, vocês sabem)…rs. E não importa onde está o creme, não é? O importante é ele estar lá! ;)

No liquidificador: 1 xícara e meia de fubá, 2 xícaras de açucar e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (cheias). Na sequência 2 colheres (sopa) margarina, 4 xícaras de leite, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depois de bater bem é só acrescentar 100 de queijo parmesão ralado fino, raspas de limão e 1 colher (sopa) fermento em pó, misturar bem e levar para assar em fôrma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180C por uns 45 minutos ou até que esteja dourado.

As dicas:

Não se assuste com a consistência do bolo quando você bater no liquidificador – ele fica bem líquido mesmo, feito um pudim – você vai achar que aquilo não vira bolo nem a pau mas, acredite, vira.

Esse bolo não cresce horrores, ele fica macio mas não é um bolo do tipo fofíssimo.

Use uma forma de tamanho médio (uso sempre a retangular nr.2) e alta, porque se a fôrma for pequena e baixa, o creme não rola legal (é o mistério, não me pergunte porque, rs).

O bolo está pronto quando estiver dourado por cima. No teste do palito ele ainda não vai sair completamente limpo por causa do creme de queijo, ok?

Vamos tentar? Aqui em São Paulo hoje o dia está pedindo bolo :)

4 Comments
  • Lidiane
    setembro 25, 2014

    Oi Fabi! Ontem eu fiz este bolo e realmente o aspecto da massa não gera muita confiança. rsrsrs
    Mas acreditei e deu certo mesmo! Ficou uma delícia. A família aprovou e pediu bis.
    Abs

    • Faby
      setembro 25, 2014

      Ebaaaaaa Lidiane!

      Bjo!

  • Isa
    março 23, 2018

    Olá Fabi… Faço bolos caseiros para vender. Será que você poderia me ajudar?! Por favorzinho meus clientes me pedem direto bolo de fubá cremoso. Mas quando vou fazer as fornadas não dá muito certo. :( Como faço para ele sair assim perfeito e delicioso?

    • Faby
      abril 9, 2018

      Oi Isa,
      Eu não sou craque em bolos mas minha tia, que é, diz que o segredo está na altura da forma.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*