sh Bolo de chocolate, especiarias e peras > Pimenta no Reino

Bolo de chocolate, especiarias e peras

Existe uma coisa a ser dita sobre mim: eu sou uma pessoa um pouco sem paciência. Não se trata de uma característica tãaaao rígida, mas tem coisas para as quais eu realmente não tenho muito saco. Um exemplo? Esperar o bolo esfriar. É, meus caros, eu sou dessas que tenta desenformar o bolo quente e quase sempre dá… zica :)  De modos que relevem a foto do bolo escangalhado e concentrem-se na receita, que é simplérrrrima, cheirosérrrrima e gostosérrrrima.

Recebi um press kit com as USA Pears, que são peras cultivadas em Oregon e Washington, nos Estados Unidos e já encontradas em hortifrutis brasileiros e, depois de matutar entre mil possibilidades, decidi que uma delas viraria bolo. Pensei num bolo invertido, daqueles com calda, mas também queria chocolate. Daí, saiu essa receitinha que vale a pena você provar.

Os ingredientes são para um bolinho pequeno. Usei uma fôrma de bolo inglês e o bolo não ficou tão alto. Uma fôrma redonda pequeninha também serve.
Cobri o fundo e as laterais da fôrma com papel manteiga. Na parte de baixo salpiquei açucar e dispus uma pera descascada e cortada em lâminas não muito finas – fatia sobre fatia.

Agora a massa…

Na batedeira: 100gr de manteiga sem sal e 100gr de açucar. Bate bem até ficar clarinho. Acrescente 2 ovos, um por um, batendo sempre. Quando estiverem bem misturados comece a juntar 100ml de leite e 100gr de farinha de trigo, sem parar de bater. O próximo passo é juntar 50gr de chocolate meio amargo derretido (pode ser banho maria ou no microondas) e bater mais. Junte 1 colherzinha de café de canela, 1 pitadinha de cravo em pó e outra pitadinha de gengibre em pó. Para finalizar, 1 colher (sopa) de fermento em pó, que nem precisa bater, só misturar bem à massa.

Basta levar essa massa à fôrma já com as peras e levar ao forno médio (200C) pré-aquecido por uns 45 minutos ou até passar pelo teste do palito.

Para desenformar: Faça isso com o bolo de morno para frio, que é para a pera ligeiramente caramelada soltar fácil do papel manteiga.

Coe um cafezinho para acompanhar :)

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*