Arroz Thai (à minha moda)


Não tem nada de prato típico mas tem muita inspiração tailandesa no prato que saiu hoje da minha cozinha, ganhou acalorados elogios e recebeu o nome de Arroz Thai. Apesar da inspiração e das referências, o prato ganhou modificações e por isso é thai, mas é à minha moda :)

Para começar, os ingredientes com dois pés na cozinha tailandesa – arroz jasmim, curry, gengibre, pimenta e coentro. Junte a isso frango e leite de côco e você tem um prato que, se não for de todo tailandês, de certo lhe remeterá aos aromas e sabores dessa culinária.

Comecei cozinhando peito de frango com muito tempero – sal, pimenta, louro, alho, cebola e um bouquet garni caprichado. Depois de cozido, reservei um pouco de caldo coado, desfiei grosseiramente e levei à panela, dessa vez com mais cebola, muito curry, bastante gengibre ralado e pimenta vermelha picada (sem as sementes). Coloquei uma concha do caldo do cozimento do frango, um pouquinho de leite de côco e para dar um colorido, pimentão amarelo e verde cortado em quadradinhos pequenos e ervilha fresca . Deixei cozinhar mais até reduzir o caldo – e isso é opcional, quem quiser um arroz mais “molhado” pode até deixar mais caldo – eu preferi um pouco mais sequinho.
Daí foi só pegar o arroz já cozido normalmente e temperar com esse “refogado” cheirosíssimo. Na hora de servir finalizei com muito coentro fresco picado.

Sabe um prato que vai revelando sabores lentamente? Pois é, esse arroz é assim. Vai do quase doce ao extremamente picante e você só viajando no sabor.

Não é por nada não comadre mas, quer saber? Assim, muito modestamente, eu diria que … a-r-r-a-s-e-i.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*