Arroz à moda soborô com frango defumado

Já sabe né? Soborô = sobrou de ontem :) E esse prato lindo e gostoso nada mais é do que um punhado de sobras de outros pratos, inclusive o próprio arroz.

Reaproveitar é a palavra de ordem e jogar comida fora deveria ser algo proibido na casa de qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, né minha gente? Eu, quando tenho que jogar algo fora, fico lá, com chicotinho em punho, sofrendo por achar uma tremenda sacanagem desperdiçar comida. Me policio muito para que isso não aconteça e sei que ainda piso na bola com coisas que perco já na geladeira – por conta da vida corrida e de compras mal planejadas (que dá assunto para outro post, aliás), mas já mudei bastante a quantidade de comida que faço e isso tem evitado que haja sobras do prato já pronto… mas às vezes acontece e aí é que entra a criatividade em ação.

Esse aqui é um belo exemplo de como um pouquinho disso e daquilo pode virar um novo prato, tão delicioso e bonito que poderia tranquilamente ser servido sem que fosse sequer mencionado que se tratam de sobras. E com o mesmo princípio você pode reaproveitar outros tipos de carnes, de legumes… No final, você sempre terá uma nova receita e, melhor, a consciência tranquila.

E o esquema é dos mais simples…

Tudo que você tem a fazer é juntar os restinhos de legumes, verduras, proteínas ou qualquer outro ingrediente em um grande refogado. Aqui eu dourei alho e cebola e juntei vagem, pimentão e brócolis (sobras de um papilotte), coloquei um pouquinho de vinho, uma folha de louro e temperei tudo com sal e pimenta. Deixei que cozinhassem ligeiramente, acrescentei um alho poró picado e o restinho de frango defumado desfiado. Misturei, juntei a sobra de arroz cozido e no final acrescentei um punhado de coentro picado.

Voilà! Arroz velho, novinho em folha :)

Então tá combinado, né? Nada de comida no lixo! Reaproveitamente nele! ;)

7 Comments
  • Zilma
    abril 8, 2011

    A cor esta maravilhosa, pelo jeito o gosto melhor ainda…
    Beijos
    Zilma
    http://crochetemoda.blogspot.com

  • Fábio
    abril 8, 2011

    Que coincidência, fiz isso ontem, utilizei frango assado desfiado que esquentei na panela, acrescentei cenoura ralada e pimentão picadinho, coloquei um pouco de shoyu e depois completei com o arroz, ficou uma delicia, e ninguém fala que são sobras.
    Sempre que posso faço isso é o famoso mexidão.

  • Rô Gratão
    abril 8, 2011

    Hummm… que delícia que deve ter ficado…
    Faby… por culpa sua agora eu vivo comprando alho poró… rssss… negocinho bom, né?
    beijinhos,
    Rô Gratão
    http://www.gratissima.blogspot.com/

    • Faby
      abril 10, 2011

      Ah Rô, eu sou suspeita né? Amo alho poró :)

      Bjim!

  • Maria
    abril 9, 2011

    Eu sou famosa pelos meus pratos à moda soborô rs. O seu arroz está com uma cara ótima. Beijos

  • dida
    abril 10, 2011

    oi, faby! tudo bem?
    trabalho com cozinha, e como há um tempinho tô parada a espera do próximo desafio profissional, acompanho sempre vários sites pra não ficar sem contato de tudo com as panelas… o seu é um dos meus favoritos. adoro o jeito como você escreve e descreve os conteúdos que coloca por aqui… tudo tão atencioso e cuidadoso… dá gosto de ler e vontade de fazer! no tempo em que estou te acompanhando, já testei várias receitinhas suas e é super legal ter uma fonte tão confiável e criativa pra continuar mantendo o ritmo! rs
    para afastar o ócio mais um pouco, e como adoro escrever, comecei um blog. passa lá quando der, vai ser uma honra ter sua visita e sua opinião. e trocar figurinhas é um excelente modo de passar o tempo até que a minha rotina de passar muuuuuuuuuuuuitas horas por dia em pé na bancada, com a faca em punho, né? hehehe…
    beijos!

  • dida
    abril 10, 2011

    PS: te linkei no meu blog, tá? como não sabia se você gostaria de ser comunicada antes, tô te avisando! =)

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*