Almôndegas ao Curry

A Primavera por aqui chegou cinzenta, fria e chuvosa e nada me deixa mais sem humor do que essa combinação. Para reverter, só comida fumegante e picante de preferência, exatamente como essa receita. Ela tem duas etapas – pra fazer a almôndega e o molho – e um segredinho besta, que conto só lá no final (suspennnnnse, rs). Parece trabalhosa, mas eu garanto que compensa cada minutinho. Vem que eu te mostro…

As almôndegas…

Para fazer as almôndegas processei um pedaço de carne* (acho que uns 300gr) com 1 ovo, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, sal e pimenta. Processa bem até obter uma massa homogênea, mas pode utilizar carne já moída e apenas misturar tudo com as mãos. Coloca essa massa em uma tigela e vai acrescentando aveia em flocos finos aos poucos, até conseguir ponto para enrolar – é pouca coisa! Aqui usei umas 2 colheres (sopa) mais ou menos. Fiz 20 almôndegas pequenas.

Coloca em uma assadeira untada ou com silpat e leva ao forno médio pré aquecido até dourar (vire para dourar todos os lados).

O molho…

Esse foi feito com uma pasta de curry que comprei no Santa Luzia (veja na foto) mas você pode usar o Golden curry (que eu amo) ou usar curry em pó e um pouco de maizena.

Em uma wok dourei alho, cebola e gengibre picado fino. Acrescentei pimentão vermelho e amarelo. Juntei a pasta de curry – essa é BEM picante, do jeito que eu gosto, mas se você for iniciante recomendo checar a picância da pasta na hora de comprar. Todas elas trazem essa informação no rótulo. Você pode começar com uma pasta mais suave até chegar num nível hard, como eu :)

Bom, como a pasta é picante usei cerca de 1 colher (sopa). Se você for usar a Golden Curry (que tb. tem níveis de picância) é quase a mesma medida. Aqui o truque é colocar um pouco, provar e ir acertando. Se você for utilizar curry em pó, coloque o equivalente a 1 colher (chá) em uma xícara e junte 1 colher (sopa) de maizena e um pouco de água, apenas para dissolver e conseguir uma pastinha.

Curry acrescentado ao refogado, é bom acrescentar um pouco de água, mexer e deixar cozinhar um pouco. Quando os pimentões estiverem macios, leve essa mistura toda para o processador até que você obtenha um molho mais lisinho. Volte o molho para a wok e traga as almôndegas já assadas pra dentro dessa mistura delícia :)

almondegas_ao_curry5

Deixe cozinhar uns minutinhos e reduzir um pouco e acrescente leite de coco. Usei cerca de 1 xícara mas porque a minha pasta era bem picante. Use menos se estiver fazendo uma versão mais suave. Agora é só deixar o molho engrossar um pouco, desligar, juntar coentro ou salsinha e um splash de limão. Eu juntei ainda cubos de abacaxi porque amo combiná-lo com curry.

Para servir, arroz fresquinho. Fica especialmente bom com arroz de jasmim.

almondegas_ao_curry3

_________________

O segredo?

Essa receita nasceu de um … churrasco! Quase tudo que foi para a panela na verdade era sobra. A carne, um pedaço de fraldinha que sobrou (sem assar). O pimentão? Um teco que sobrou da vinagrete. O abacaxi? Direto da grelha :)

Parece bobo – e é – mas o reaproveitamento de alimentos é algo super estimulante para quem curte cozinhar. Eu mesma adoro o desafio das transformações. De um churrasco a um prato com uma pegada thai super cremosa. Um prato cheio de sabor que nasceu de um prato cheio de sobras. E assim, nada vai para o lixo. Quer coisa melhor?

Exercite sua imaginação. É dela que nascem os pratos mais gostosos, vai por mim.

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*