Olha, já vou começar logo dizendo que eu acho que o Marrocos não tem nada a ver com essa salada, taokei? A receita viralizou nas redes com esse nome mas foi basicamente por causa do trigo utilizado na receita e, em algumas versões, o uso do damasco e da tâmara – que na minha versão aqui não tem (não tem porque eu não tinha em casa, se tivesse, eu botava com gosto, rs).
Bom, esclarecimento feito (antes que algum marroquino raiz apareça por aqui), a salada é uma delícia e uma opção p e r f e i t a para as festas de final de ano. Fresca, levinha e cheia de bossa, ela vai bonitona para a mesa da ceia e você dá um descanso para o bom e velho salpicão, han?
De tudo que vi por aí dessa salada, a minha é um pouquinho diferente – muitas versões que circulam levam maionese, creme de leite, mostarda… tem versão pra tudo quanto é gosto. A minha é mais modesta, mas o pulo do gato ficou por conta do frango defumado – delícia demais.
Como fazer
Comece hidratando o trigo para kibe em água morna – 1 e 1/2 xícara. Depois de uns 30 minutos é só escorrer a água e usar uma peneira ou um pano bem limpo para espremer bem o trigo e retirar todo resíduo de água. Coloque esse trigo já espremido em uma travessa e junte cerca de 250g de frango defumado desfiado (se utilizar o frango comum, cozinhe e tempere para desfiar). Agora é só ouvir as vozes da sua cabeça e acrescentar o que você gostar – na minha versão tinha cenoura ralada (mais ou menos 1 xícara), uva passa (#timefreeuvapassa, use sem moderação), 1 pimentão vermelho picadinho e 1 maçã verde cortada em cubinhos.
Por fim, a cebola roxa eu botei cortada em meia lua bem fininhas deixadas de molho na água gelada para tirar o ardido da cebola, juntei uma pimenta dedo de moça sem sementes picada em cubinho e coentro pq né, eu também sou #timefreecoentro. Temperei com sal, azeite e limão. Mistura tudo e tá pronta – melhor temperar um pouco antes de servir porque ela pega o tempero e fica ainda mais gostosa.
É isso. Como eu disse, há quem junte maionese e outras coisas para temperar mas eu acho que não precisa. Já você, pode botar a maionese se quiser, ninguém aqui vai arranjar confusão por causa disso ;)
Sirva numa travessa bonitona, finalize com coentro (ou salsinha, vai) e pronto! Salada diferentona para sua ceia.
Se fizer, volta aqui pra me contar ou passa lá no Instagram @faby_zanelati, combinado?
Feliz Natal!
Seguimos.
Faby



Sem Comentários