notícias do reino

Pimenta na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Quem curte gastronomia e o universo dos livros não pode perder o evento Cozinhando com Palavras que acontece na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento consegue juntar os dois universos em um espaço totalmente dedicado ao setor dos livros de gastronomia, para o qual serão desenvolvidas programações que envolvem cozinha, literatura e cultura, durante os dez dias de Bienal. Demais, né?

Se a presença de nomes como Flávia Quaresma, Ruy Castro, Neka Menna Barreto, Gastón Acurio, Rodrigo Oliveira e Claude Troisgros (♥) não te animam muito (tá louca você, né? rs), sabe quem mais vai estar lá? Eu! (tcharãnnnnn!).

No dia 18 de agosto, sabadão, participo com outros blogueiros de uma mesa sobre o universo dos blogs de comida. Vai ser um bate papo gostoso e divertido e eu se fosse você não perdia. Você aproveita o sábado para conhecer a Bienal (que tá incrííííiíível) e as 17h vai me encontrar lá no stand N30. Que tal?

Espero vocês lá!

***

Cozinhando com Palavras

A proposta é apresentar a gastronomia como item formador da cultura de um povo, no conceito maior da Bienal: “Livros transformam o mundo!”.

O evento apresentará 43 atividades com grandes chefs e autores nacionais e internacionais, que trarão à mesa, reflexões, tendências, pesquisas sobre “brasilidade na cozinha” e o casamento saboroso de literatura de renomados escritores como Jorge Amado e Nelson Rodrigues, homenageados pelos centenários de seus nascimentos com a culinária de suas regiões.

Alguns destaques da programação:

Ana Rita Suassuna apresentará a gastronomia sertaneja, na cozinha show com degustação; o chef Rodrigo Oliveira traz um tema mais que atual,“Café da manhã com Jorge Amado e Gabriela – Receitas da Cozinha Baiana”, fazendo um show cooking com mini degustações; e o gourmet experience será a “Mini degustação no escuro”, com Maria Lyra e Elis Feldman.

Também marcarão presença grandes nomes como Paloma Amado, com o tema “Na cozinha com Jorge Amado”; Ruy Castro, com “Gostosinhos e nada ordinários”, falando sobre algumas passagens da vida de Nelson Rodrigues; Gastón Acurio – o grande chef latino-americano da atualidade; Amaury Jr., Hamilton Mellão, Claude Troisgros e Chakal; Arnaldo Lorençato, mediador de “O que iremos comer amanhã? Qual é o perfil do chef do futuro?”; e muitos outros, em palestras, bate-papos, shows cooking e degustações.

Uma novidade será o “Samba na Cozinha”, de Luiza Estima, que acontecerá durante os dias 11 e 12 de agosto e é um projeto que traz a música unida à gastronomia como entretenimento. Uma banda com seis músicos e vocais, um playlist com oito músicas, todas com temas da comida, e um chef que prepara uma receita para os participantes enquanto rola o som – esta é a proposta do “Samba”. Os convidados, além de terem a experiência e poderem participar, levam consigo a receita e uma letra de música, para cantar com os músicos.

O curador André Boccato propõe como linha temática uma reflexão cultural, em que a gastronomia é formadora de identidade, muito mais que uma mera diversão ou nutrição; e é esse o papel dos livros: “transformar o mundo”.

Veja a programação completa em www.bienaldolivrosp.com.br

Cozinhando com Palavras – 22ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Curadoria: André Boccato

Período: 9 a 19 de agosto de 2012

Horário de funcionamento: das 10 às 22h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP

Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Roberta Resende
    15 de agosto de 2012 at 20:13

    Eu vou lá na bienal e te conhecer! Te acompanho desde o rainhas e gosto muito se você! As receitas me ajudaram no inicio do casamento. Antes eu nao sabia fazer nada… Obrigada! Beijo!

    • Reply
      Faby
      19 de agosto de 2012 at 19:51

      Ah Roberta, vc foi? E nem foi falar comigo #mimimi

      :'(

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.