massas Receitas

Espaguete com aspargos, bacon e sálvia (uma receita e duas dicas)

Seguinte, eu acredito no poder confortador de uma massa ligeira e honesta, sempre (além do que, já é pública e notória a minha queda por carboidratos, certo?). Some-se a isso o fato de que, às vezes, o conteúdo da nossa despensa e geladeira parece não fazer nenhum sentido – nenhum tomate, nenhum queijo para ralar, nenhum molho pronto, o alho por um fio (ou um dente), a cebola já meio capenga… enfim, tem dias que a gente sente que só o delivery salva, não tem?

Pois é, mas aí a pessoa vê que tem os aspargos frescos que piscaram pra ela no hortifruti na semana e que precisam de providência urgente, sob pena de irem para o lixo (e quem é doido de perder aspargos frescos, pelamor?)… daí lembra daquele bacon em fatias, remanescente da última festa de barquinhas, e por fim, vê que a sálvia está tinindo na hortinha.

E então a criatura pensa: por que não? E resolve juntar tudo. Simples assim.

O resultado: uma das melhores “massas em tempos de crise” dos últimos tempos.

O modus operandi não poderia ser mais simples… Cubinhos de bacon dourados na frigideira vão para o papel absorvente enquanto descarta-se a gordura que se juntou, deixando um tantinho de nada, somente o suficiente para dar uma suada na cebola picada e no alho (ambos na quantidade que lhe apeteça o paladar). Depois, junta-se os aspargos picados, tempera-se com sal e pimenta moída na hora, as folhinhas de sálvia fresca picadas e deixa até que eles cozinhem ligeiramente (deixar aspargo cozinhar até derreter pode e deve ser considerado pecado). Por fim, na mesma frigideira (bem, a minha é enorme e cabe), é só juntar a massa cozida al dente (nem precisava dizer né?), um tantinho de nada da água do cozimento da massa, trazer de volta os cubos de bacon douradinhos e pronto! Massa delícia vapt-vupt =)

Ah! E, se você for das minhas, daquelas que não pode ver uma embalagem só com um restinho de coisa na geladeira… vale também juntar aquela última colher do cream cheese que estava perdido por lá – no meu caso, funcionou perfeitamente :)

A “receita” está aí… agora, as duas dicas:

1) Ao usar aspargos numa receita, deixe para colocar as pontinhas deles apenas no final do preparo – elas cozinham super rápido e tendem a se desmanchar facilmente, e descarte um pedacinho da outra ponta, que tende a ser mais fibrosa;

2) Uma geladeira vazia pode ser o principal ingrediente de uma receita de sucesso :)

*post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    TATI
    23 de julho de 2012 at 2:39

    Fabi me de uma luz, tu faz o aspargo inteirinho ou dobra e despreza a parte mais fribosa, ahh e ele preparado sem qq fervura, sem escaldar? gracias desde ja Tati

    • Reply
      Faby
      23 de julho de 2012 at 10:10

      Oi Tati,

      Eu desprezo a parte mais fibrosa sim e não, não precisa ferventar o aspargo antes não… só o tempo na panela já vai cozinhá-lo e deixá-lo al dente.

      Bjo!

  • Reply
    Daniel
    24 de julho de 2012 at 13:28

    Boa tarde Faby, desculpe estar lhe encomodando, quero pedir um grande favor. estava procurando na internet onde comprar uma imagem de São Lourenço para dar de presente. Num post do blog Rainhas do Lar, vi que você ganhou da Rasana, mineira como eu, uma linda imagem. Procurando lá tive acesso ao e-mail dela, mas até agora não obtive resposta. Você teria um contato para me passar? Ou quem sabe me ajudar a entrar em contato com ela? Gostaria de pedir para ela comprar e me enviar pelo correio, que pago todos os custos. Tenho um pouco de urgência, e não consigo contactá-la.
    Se puder me responda no meu e-mail pessoal daniel-cs@hotmail.com
    Desde já agradeço caso possa me ajudar.
    Att,

    Daniel Campos.

    • Reply
      Faby
      25 de julho de 2012 at 20:03

      Oi Daniel,

      Infelizmente, só tenho aquele e-mail mesmo. Mas vc tentou alguma loja na mesma cidade dela, São Lourenço?

      Bjo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.