bolos e tortas doces Receitas

Bolo de limão siciliano e amêndoas

bolo de amendoas e limao siciliano

Mas, Fabiana, que vibe é essa de bolo?

Pois é, nestes 986 meses de pandemia rolou muito bolo. Sempre dá pra bater um bolinho pra (tentar) adoçar um pouco a vida, certo? Mas bolo nem sempre precisa ser sinal de um doce dulcíssimo, carregado de açúcar. Este aqui é muito leve, não muito doce e úmido, uma alternativa pra variar aqueles bolos fofinhos que a gente faz quase que no automático. E tem amêndoa e limão siciliano que ó, é combinação a prova de erro também.

Você vai precisar de uma forma de fundo removível (20cm), coberta com papel manteiga. Minha dica sobre papel manteiga é sempre untar pq, apesar do nome, o papel manteiga que encontramos no mercado não é muito antiaderente.

O bolo é aquele que começa com manteiga e açucar, batidos até virar um creme branquinho. Precisa de bastante manteiga (sem sal) – usei 200gramas e 1/2 xícara de açúcar (pode colocar mais, se for do seu gosto). Bate, bate até virar aquele creminho e ai começa a juntar os ovos – são 4, juntados um a um. Na hora de juntar os ovos, pode intercalar com a farinha de trigo (1/3 xícara). Depois que estiver tudo bem misturado, é hora de juntar a farinha de amêndoas 1 1/2 xícara, o suco de 2 limões sicilianos e as raspinhas das cascas também (sem raspar a parte branca, que vai amargar o bolo!).

Mistura tudo e quando estiver bem homogêneo é só levar para a fôrma já com o papel manteiga. Pra assar é forno pré-aquecido a 180ºC por uns 50 minutos, a depender do seu forno. Se ele começar a ficar muito dourado em cima, pode cobrir com papel alumínio, só pra não dourar demais. Pode fazer o teste do palito mas não deixe o bolo assar demais porque o resultado é pra ser mais úmido mesmo.

Tire do forno, espere amornar para desenformar e, depois de completamente frio, polvilhe açúcar de confeiteiro, só pra dar um charminho.

E agora, a vida como ela é…

Esse bolo da foto é exatamente essa receita, porémmmmm descobri, apenas na hora de provar, que a farinha de amêndoas que eu tinha na verdade era de amendoim. Posso culpar a pandemia, que deixou a gente fora do trilho, mas na verdade acho que foi um erro na hora da compra – comprei amêndoas e me deram amendoim. Tudo bem, o bolo ficou muito gostoso e eu aprendi que amendoim e limão siciliano também ornam ;)

Bora bater um bolinho?
Me segue lá no Instagram @faby_zanelati

Xoxo,
Faby

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

    Deixe uma Resposta

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como fazer Choco chip cookie Nhoque de ricota e espinafre O que fazer com sobras de arroz? Como fazer massa fresca Espaguete de abobrinha com pesto de agrião