Pasta alla Norma

Lembra que eu contei que o marido tinha ido para a cozinha né? Olha aqui o resultado – umas das massas mais gostosas do últimos tempos! :)

A receita vem na íntegra do livro A Itália de Jamie.

Ingredientes

2 berinjelas grandes e firmes
óleo de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de orégano seco
opcional: 1 pimenta vermelha (chilli) seca esmigalhada
(ele usou uma dedo-de-moça INTEIRA, com semente e tudo – pq, bem… meu marido é no fear, sabe? hohoho)
4 dentes de alho descascados e fatiados finamente
1 punhado grande de manjericão fresco, talos picados finamente e folhas reservadas
(eu nunca tinha usado o talo do manjericão inteiro!)
1 colher (chá) de um bom vinagre de ervas ou de vinho branco
2 latas (400g) de tomates vermelhos de boa qualidade (picados) ou 550ml de purê de tomate (polpa).
sal marinho e pimenta do reino moída na hora
450g de espaguete seco
150g de ricota salgada, parmesão ou pecorino ralado (fomos de parmesão).

Antes de mais nada, pegue as berinjelas e corte-as em quatro pedaços ao comprido. Se elas tiverem um centro mole e cheio de sementes, remova-o o jogue fora. Então corte pedaços das berinjelas, no sentido do comprimento, em fatias do tamanho de um dedo. Pegue uma panela grande antiaderente quente e adicione um pouco de óleo. Frite os pedaços de berinjela m duas porções, acrescentando um pouco de óleo extra se precisar (mas deixe-os bem oleosos). Mexa-os de modo a cobrir com óleo cada pedacinho. A seguir, polvilhe com o roégano seco – isso fará com que fiquem com um sabor fantástico. Com um par de pinças, vire os pedaços até que fiquem dourados por inteiro. Então, prepare a primeira, coloque-a em um prato e faça o mesmo com a segunda.

Quando as berinjelas estiverem totalmente fritas, leve a primeira porção de volta à panela – nessa etapa às vezes adiciono uma chilli vermelha seca, mas como eu sou viciado em pimenta, sinta-se à vontade para ignorar isso! Abaixe o fogo para médio e acrescente um pouco de óleo, o alho e os talos de manjericão. Misture para que tudo fique cozido uniformemente, depois coloque um gole de vingare de ervas e as latas de tomate, que você pode picar ou processar para ficarem sem pedaços grandes, Cozinhe em fogo brando por 10 a 15 minutos, então prove e ajuste o tempero com sal e pimenta do reino. Rasgue metade das folhas de manjericão, adicione ao molho e misture.

Coloque o espaguete em uma panela de água fervente salgada e cozinhe de acordo com as instruções do pacote. Quando a massa estiver al dente, passe-a por um escorredor, reservando um pouco da água do cozimento, e leve-a de volta à panela. Adicioe o molho Norma e um pouco da água do cozimento reservada e misture de novo sobre o fogo. Prove a massa e ajuste o tempero, depois divida entre os pratos, enchendo uma concha para formar cada porção. O molho que sobrar na panela pode ser derramado por cima. Polvilhe com as folhas de majericão restantes e o queijo ralado e regue com óleo de oliva.

***

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

1 Comment
  • Mazé Pagani
    março 2, 2011

    Faby, acabei de fazer esta receita: ficou bom demais da conta rssss Por aqui tá chovendo, friozinho, combinei a massa com um vinhozinho e agora a cama está me esperando rsss
    Delícia!!! bjs.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*