Pão italiano sem sova

A receita veio do programa Cozinha Prática e é do Luiz Américo Camargo, um especialista na arte de pão. Trata-se de um pão italiano com casquinha crocante, miolo macio, e tudo isso sem sova e sem grandes complicações. Tem uns pulos do gato, por isso eu trouxe a receita original completa pra cá. Basta seguir à risca e eu garanto uma fornadinha de pão deliciosa. Mas já aviso: não rende muito. Aqui em casa o pão some em minutos.

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (cerca de 3 g)
  • 1 ¼ colher (chá) de sal
  • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • farinha de trigo integral para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha.
  2. Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12 ou até, no máximo, 18 horas (se preferir, prepare a massa no dia anterior e deixe fermentando durante a noite). Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura – esse é um pão sem sova, é a ação da água que vai formar as cadeias de glúten. Deixe a massa quietinha, ela precisa trabalhar sozinha.
  3. Após o longo tempo de fermentação a massa cresce bastante, triplicando de volume; fica cheia de bolhas, mole e meio grudenta. Forre uma tigela rasa com um pano de prato limpo e polvilhe com bastante farinha de trigo integral – o pão vai descansar e manter o formato na tigela enquanto o forno pré-aquece.
  4. Polvilhe a bancada com bastante farinha de trigo. Vire a tigela e raspe bem toda a massa com uma espátula de silicone. Com a espátula de padeiro, dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Com um movimento rápido da espátula, vire a massa deixando a emenda para baixo e modele o pão: apoie uma das mãos na lateral da massa e, com a outra, passe a espátula sob a massa, girando para formar uma bola.
  5. Transfira a massa para a tigela forrada com pano de prato, deixando a emenda para cima – dessa forma o pão fica com a parte lisinha para cima ao ser desvirado dentro da panela. Deixe o pão descansar por mais 30 minutos, esse é o tempo exato para o forno pré-aquecer.
  6. Coloque uma panela média, com a tampa, dentro do forno e preaqueça a 230 ºC (temperatura alta). Usei uma panela de ferro de 26cm de diâmetro, você também pode usar uma panela de cerâmica, inox, ferro ou pedra (que não tenha nenhuma parte que possa derreter no forno).
  7. Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral (ou, se preferir, unte a panela com azeite). Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos.
  8. Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias e servir.
  9. OBS: Sobrou pão? Basta borrifar com água e reaquecer o pão em forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média). Depois de 15 minutos, ele sai do forno quentinho e com a casca crocante novamente.

como fazer pão italiano sem sova

Esse pão é figurinha fácil no meu Instagram (faby_zanelati) e esse aqui ficou mais bonitão ainda.

2 Comments
  • Cecilia
    setembro 14, 2017

    Fabi, não achei fácil a explicação não :(
    A parte de abrir com a espatula, dobrar em 4 de fora pra dentro e alisar pra formar uma bola? snifff
    Fiquei aguando!
    Bj
    Cecília

    • Faby
      setembro 19, 2017

      Oi Cecilia,

      Acessa o site do programa dela e assista o vídeo. Fica fácil vendo ela fazer.
      O programa chama Cozinha Prática.

      Bjo!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*