Pequeno livro de cozinha transforma o ato de cozinhar em uma experiência divertida e saborosa.


(clique na capa para adquirir o livro na Saraiva)

Não se trata simplesmente de um delicioso livro de receitas. O Pequeno livro de cozinha, de Fabiana Zanelati e Kátia Najara, é um guia essencial para os curiosos e recém-chegados a esse cômodo da casa. A obra apresenta de forma clara e simples todos os fatores para o bom funcionamento da cozinha, desde normas básicas de arrumação e higiene até questões como economia doméstica, responsabilidade ecológica e beleza à mesa.

Este pequeno guia também oferece truques e receitas, com um cardápio simples, gostoso e principalmente versátil. O objetivo é incentivar o leitor a utilizar a criatividade e elaborar novas versões dos pratos a partir da visão das autoras. Fabiana e Kátia, que aprenderam a cozinhar com a mãe e a avó, são cozinheiras apaixonadas pela arte de combinar sabores: “Acreditamos na intuição como ingrediente fundamental, portanto, embora apresentemos as receitas em formato didático, acreditamos que todas elas podem ser reinventadas”, afirmam.

Mas, antes de ensinar os segredos de como preparar uma boa refeição, a obra explica todos os passos necessários para que o leitor se sinta totalmente à vontade na cozinha, que passará a ser o cômodo mais gostoso da casa. Entre tantas dicas eficazes, o Pequeno livro de cozinha ensina:

  • quais são os utensílios e equipamentos necessários de acordo com o estilo de vida, os recursos financeiros e os hábitos alimentares de cada família;
  • uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir a higienização adequada dos alimentos e evitar acidentes domésticos;
  • como economizar aplicando a teoria dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e também planejando os cardápios de acordo com a safra dos alimentos;
  • como tirar proveito do uso de temperos, ervas e especiarias, transformando qualquer prato simples em uma receita memorável;
  • a importância de uma mesa bem-posta todos os dias, mesmo em refeições solitárias.

O Pequeno livro de cozinha foi lançado em setembro de 2009, em 2010 venceu a etapa brasileira do Gourmand Cookbook Awards na categoria Best Easy Recipes e ficou em 4º lugar na final mundial, que aconteceu em 03 de março de 2011 em Paris.
O Gourmand World Cookbook Awards foi criado em 1995. O evento distingue, anualmente, os melhores livros de gastronomia e vinhos de todo o mundo em 41 categorias para livros de culinária e 18 para livros de bebidas.

Sobre as autoras

Depois de quase quatro anos escrevendo diariamente suas receitas e delírios de donas de casa no movimentado blog Rainhas do Lar, as autoras aceitaram o desafio de registrar suas experiências no Pequeno livro de cozinha.

Fabiana Zanelati é paulista de Bauru, publicitária, workaholic convicta, viciada em Internet e apaixonada por cozinha desde pequena. Adora receber os amigos e fazê-los de cobaias para suas experimentações culinárias (e felizmente ainda não perdeu nenhuma amizade por causa disso).

Kátia Najara é uma falsa baiana nascida em São Paulo. Assumiu a cozinha ainda miúda, aos 12 anos, e resolveu levar a sério o brincar de casinha, tornando-se decoradora. Mais tarde, juntou a fome com a vontade de comer e virou produtora de celebrações. Mãe de Bento, atualmente acumula também a função de gestora de espaços culturais públicos, e acredita em flores à mesa.

Pequeno livro de cozinha: guia para toda hora
Fabiana Zanelati e Kátia Najara

ISBN: 978-85-7686-057-0
10 x 12,5 cm220 páginas

Contato com a imprensa:
imprensa@veruseditora.com.br