Farofa de pão integral e maçã

Seguinte, já vou começar logo o post dizendo que não tenho foto da receita pronta. É, eu achei que tinha, jurava que tinha fotografado, mas quando fui ver… necas de pitibiribas! Só tinha o preparo. Já a farofa prontinha…bem, essa já tinha acabado fazia tempo, até porque comadre, essa farofa é deliciosa e acaba num piscar de olhos.

Outra coisa a ser dita é que aprendi a receita em uma aula que fiz com a chef Morena Leite. Porém, como sou abusada demais,  já fiz uma versão própria, usando bacon e pão integral e, na boa? acho que ficou perfeita – modestamente, claro… cof, cof, cof ;)

O preparo é tão simples que você nem vai acreditar, dá uma olhada…

A primeira coisa é bater no liquidificador (ou usar o processador) 1 kg de pão de forma integral (ou comum) – isso dá mais ou menos 2 pacotes, em uma receita que serve muito bem até 12 pessoas, ok? A ideia é transformar o pão e uma espécie de farofa fininha, como na foto.

Feito isso, coloque esse pão triturado em uma assadeira e leve para assar ao forno em 180ºC, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho.

Em uma frigideira coloque um fio de azeite e doure cubinhos de bacon (uns 200gr). Junte alho picado, doure, acrescente 1 cebola bem picadinha e deixe suar. Depois, acrescente 4 maçãs picadinhas com casca (a Morena rala a maçã – eu acho bacana, mas a versão em cubos também funciona que é uma beleza e dá bem menos trabalho), tempere com sal e pimenta e deixe um tempinho no fogo, até a maçã ficar macia (vai soltar líquido, é só esperar ele secar).

Para finalizar, junte o refogado de maçãs ao pão triturado, mexa bem para incorporar tudo, acerte o tempero e finalize com salsinha picada.

Ah! Já usei maçã verde também e curti o resultado, um tantinho mais azedinho mas igualmente saboroso.

6 Comments
  • Fábio
    janeiro 6, 2012

    Faby, como fica o gosto? Fica agridoce?

    • Faby
      janeiro 8, 2012

      Ai ai ai Senhor Fábio, e isso de perguntar gosto das coisas? kakakakakakkaa! Olha, fica com gosto de maçã e farinha de pão e bacon :) E doce ou não vai depender do tipo da maçã que vc usar e tb do tempero que colocar… mas não sei dizer se dá pra cahmar de agridoce não.

      Bjo!

  • Maria Teresa D. Valente
    janeiro 6, 2012

    Oi Faby, amei a receita, agradeço o carinho das postagens.
    Desejo muita saúde e sucesso em todas as suas realizações.
    Obrigada e abraços carinhosos de Maria Teresa

  • Leiliane Andrade
    janeiro 7, 2012

    Nossa, eu nem acreditei qd eu descobrir o RAINHAS, mas no dia que aconteceu, descobrir que já estava no fim, já tinha mudado para suas respectivas NOVAS CASAS. E eu fico para lá e para cá, fico maravilhada com tantas descobertas culinárias, tornei-me uma seguidora incondicional, todos os dias entro para saber como estão, quais as novas, “Você já faz parte da minha vida…” Rs, como estou poeta…Mas resumindo, PARÁBENS, amo muito tudo isso. E muitas receitas e prosperidade em 2012. Bjokas.

  • Tatiana tabosa
    janeiro 7, 2012

    Faby, adoro farofa e vou fazer essa rapidinho,pois essa combinacao com maca…..um delicia. Aproveito para te desejar um ano cheio de realizacoes e muitos posts.
    Com carinho.

    • Faby
      janeiro 8, 2012

      Oi Tatiana, pra vc tb!

      Bjo!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*