Canelone de berinjela com queijo branco e pinhão

Navegando pela internet, dou de cara com o anúncio: sabia que água de berinjela emagrece? Oi, como assim? Com tanto jeito bom de consumir berinjela, a pessoa vai querer tomar logo a água em que ela fica de molho? Ah, gente, apenas parem com isso! Então, larga esse copo de água de berinjela e vem ver um jeito fácil e leve de consumir o legume (ou fruto, se você quiser usar o critério mais científico) sem precisar encarar essa (argh) delícia que deve ser esse líquido. Valendo?

A primeira coisa é cortar fatias finas de berinjela no sentido do comprimento. O próximo passo é deixar as fatias de molho em água com sal por uma meia horinha (NADA DE BEBER ESSA ÁGUA, PELAMOR!), depois escorrer, passar por água corrente e secar com papel toalha cada fatia.
Em uma grelha quente com um fio de azeite, basta colocar as fatias de berinjela, temperar com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora, grelhar de ambos os lados e reservar. Pronto! É isso que você precisa para fazer o que aqui eu chamei de canelone – uma licença poética, vocês estão ligados né? É a berinjela que vai fazer o papel da massa – eu não disse que era um prato leve? ;)

Bom, o próximo passo é preparar um recheio. Para fazer o meu usei queijo branco (1 xícara mais ou menos), 1 colher (sopa) de creme de ricota, 1/2 xícara de pinhão cozido e descascado (lógico, né Fabiana?). Levei tudo ao processador e fiz uma espécie de pastinha, que temperei com noz moscada ralada, sal, pimenta e um tico de azeite.

Pra montar os canelones, coloquei um pouco do recheio na ponta e enrolei. Forrei uma travessa com fatias de tomate, cebola e manjericão e dispus os canelones por cima. Reguei com azeite, mais um pouquinho de tomate, mais manjericão e forno pré-aquecido por uns 15 minutos.

O resultado é um prato levinho, saboroso e que pode virar um coringão na sua cozinha. Ja pensou no tanto de recheio que você pode inventar? Quem se aventurar, volta aqui pra me contar. Combinado? ;)

5 Comments
  • ane
    agosto 4, 2015

    Se não colocar pinhão, põe o quê? Ou deixa só os queijos? Brigada!(xiii…tô brigando não…)

    • Faby
      agosto 5, 2015

      Oi Ane!

      Pode colocar uma castanha, só pra dar uma alegria. Nozes, castanha de caju, amêndoas… se quiser, pode deixar só o queijo, mas aí falta um tchans, né? rs

      Bjinho!

  • claudia
    agosto 6, 2015

    Com vc corta as beringelas? Na faca mesmo ou com o um fatiador de legumes? Já comi esse canelone em um restaurante e me apaixonei, só não me arrisquei em fazer em casa

    • Faby
      agosto 6, 2015

      Oi Claudia,

      Eu cortei com a faca mesmo. Nem precisa ser MEGA fino, pq ele ainda passa pela grelha.

      Bjo!

  • Silvia Schneider
    junho 23, 2018

    Adorei a criatividade da receita e, além de tudo, muito fácil de fazer! Obrigada!
    Silvia

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*