Bruschetta de pera e brie

A foto, tirada na correria antes de servir os amigos que a essa altura já estavam curiosíssimos, não faz juz à delícia que ficou essa bruschetta saída ontem do meu forno.

A inspiração veio de uma receita da Cláudia Cozinha mas, como sempre, tomei a liberdade de alterar alguns ingredientes e adaptar a receita para essa versão que, acredito, tenha ficado tão gostosa quanto a original.

Pois bem, já aviso logo – dá trabalho. Se você não joga no time das pacientes, esqueça, vá com a versão tomate + manjericão + alho que funciona bem pra caramba e é muiito mais prática.
Agora, se você quer inovar, mãos à obra…

Primeiro corte 2 peras em fatias muito finas, quase transparentes. Então, forre uma fôrma com papel manteiga e unte com uma fina camada de margarina. Disponha as fatias de pera em uma só camada e leve ao forno em 90C por 30 minutos. A idéia é que as peras assem e fiquem crocantes.
Aqui cabe uma observação importante – esse processo não é tão simples quanto parece. Minha primeira fornada eu perdi pois deixei que assasse demais e não consegui desgrudar as fatias de pera do papel manteiga – resultado: tudo para o lixo. Como sou, digamos, insistente, tentei novamente e dessa vez tirei do forno um pouco antes, quando elas ainda estavam macias no meio e começando a ficar crocantes nas beiradas. Veja bem, pela receita a coisa toda parecia muito simples mas na prática e talvez pelo uso do forno comum não foi tão fácil quanto parecia.

Depois de repetir o processo do forno com todas as fatias de pera, reserve-as.

Em um pedaço de pão italiano coloque fatias de queijo brie e leve ao forno por 5 minutos ou até que o brie derreta. Retire do forno e salpique alho crocante (que você pode – e deve – comprar pronto né gata?)… a quantidade é você quem determina mas é bom não exagerar para que o alho não mate os outros sabores.
Depois disso disponha as fatias de pera por cima, volte para o forno por 1 ou 2 minutinhos só para aquecer e … voilá!

Na boa… fica delicioso. A mistura de sabores ficou excelente e eu fiquei toda orgulhosa :)

Ah! Se você se aventurar na receita, leve em consideração que não rende quase nada. Usando 2 peras inteiras eu consegui fazer quatro bruschettas grandes que depois eu cortei em aperitivo. Obviamente se você usar pedaços menores de pão, o rendimento aumenta mas ainda assim, se você pretende servir muita gente, dobre a quantidade de pera.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*