Atum com crosta de quinoa

Tá calor aí? Aqui a primavera tá bombando – calor e secura digna de deserto. Já estou me preparando para um lonnnngo verão (espero que com muita chuva!).

Calor é aquela coisa né? A gente não fica muito afins de comidona, molhos e quetais. Pelo menos eu sou assim. Daí apelo para pratos fresquinhos, como esse atum com crostinha de quinoa que fica delicioso e é baba de fazer, olha só.

A primeira coisa é cozinhar a quinoa (tem que deixar de molho antes, pra não ficar amarga). Essa é uma quinoa selvagem que eu trouxe do Peru e ela amarga bem se não ficar de molho, por isso deixei umas duas horas na água. Depois, é só cozinhar em água com sal até ficar macia, escorrer em água corrente e começar a temperar para fazer a crosta do atum.

Numa tigelinha misturei a quinoa, linhaça, gergelim preto e amêndoa picada (olha a foto lá embaixo). Temperei com uma pitada de açafrão, sal e pimenta do reino e reservei.

O atum temperei com sal e pimenta. Depois, foi só passá-lo pela crosta reservada, apertando bem. Numa frigideira bem quente com um fio de azeite basta selar o atum por toda a crosta, até dourar e o peixe começar a mudar de cor, de fora pra dentro, virando com uma pinça e com cuidado para não desfazer a crosta. Se preferir, pincele o atum com um ovo batido antes de passá-lo pela crosta – isso ajuda a grudá-la no peixe.

Depois que o atum já está com as pontas branquinhas, a crosta dourada e o centro ainda rosado, está pronto. Deixe descansar um pouco e depois, com uma faca bem afiada, corte em fatias.

Para acompanhar fui de saladinha resfrescante com repolho, cenoura, gengibre e coentro, temperada com sal, bastante limão e azeite. Por cima de tudo, shoyu sucrée.

Fácil né? Se quiser trocar o peixe também pode, ok? Tilápia, pescada e até salmão também ficam bacana com essa crostinha.

E que venha o verão! :)

crosta de quinoa

5 Comments
  • valentina
    outubro 31, 2014

    Show esta crosta. Amei mesmo.

  • Esther
    novembro 4, 2014

    Adoro quinoa. Uso muito nos meus pratos, mas nunca fiz desta forma. Tenho tilápia em casa…vou fazer amanhã pra ver como fica… Valeu a dica!

  • debora
    novembro 6, 2014

    Fabi, tudo bem?
    Você pode me passar o seu contato para comprar baunilha?

    Obrigada
    Débora

    • Faby
      novembro 10, 2014

      Débora, eu compro no Mercadão de SP, mas não tenho o contato exato do box. Mas lá é bem fácil de achar.
      No Mercadão de Santo Amaro tb tem!

  • Ana Teles
    novembro 27, 2014

    Que delícia!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedlybloglovin’Facebook

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*