Harmonizando vinhos e chocolates


(foto: Fabi – Figos & Funghis)

Da esquerda para a direita…

Os vinhos: Robert Mondavi Private Selection Zinfadel 2009(2), González Byass Jerez Solera 1847(3), Ferreira Dona Antónia Porto Reserva(1) e JMF Alambre Moscatel de Setúbal 2007(4)
Os chocolates: Lindt Excellence Dark 70% Cocoa, Lindt Lindor Extra Dark 60% Cocoa, Lindt Ecvellence Intense Orange Dark (50% Cacau) e Lindt Almond (30% cacau)

Você nunca parou pra pensar se vinho combinava com chocolate? Eu também nunca me liguei muito na combinação, até porque não sou a maior fã de chocolate da Terra e nunca imaginei que ele pudesse ornar* tão bem com vinho.

A Inovini me convidou para um workshop na Bacco’s em São Paulo, que foi conduzido pelo sommelier Eduardo Paes de Andrade e pela chef chocolatier Tálita Küzinger, e eu finalmente pude entender melhor como fazer essa misturar dar samba, ou melhor, dar uma excelente experiência.

Segundo o Eduardo, para casar bem com chocolates os vinhos devem ser preferencialmente doces, às vezes secos;  ter uma acidez de média para alta; ter taninos macios e, ser for mais alcóolico, tanto melhor. Se o vinho tiver passado por amadurecimento em madeira, com toque de especiarias, a chance de dar certo também é grande. Além de tudo isso, ele mencionou que alguma oxidação também é bem vinda quando se trata de misturar vinhos e chocolates e que os exemplares jovens do Novo Mundo e com muita fruta são especialmente mais interessantes para essa combinação.

Algumas sugestões que sempre dão certo:

– Vinhos doces fortificados, Porto, Moscatéis, Jerez, Marsala…
– Uvas Zinfadel, Shiraz, Malbez, Merlot, Cabernet…

Na harmonização que fizemos, minha combinação favorita foi o Jerez com Lindt 70% (fica incrível!) e o chocolate com laranja com o Moscatel também ficou muiiito bom.

Então, já que a Páscoa chegou e eu sei que você está louca para abrir aqueles ovos todos, que tal provar algo diferente e tentar degustá-los com vinho? Quem sabe você também não encontra uma ótima combinação por aí?

Boa Páscoa, pessoal!

(*) ornar não é uma palavra tão de vó? Adoro! ;)

1 Comment
  • Amelí
    abril 5, 2012

    Oi Faby,
    Eu não sou a maior amante de vinhos, mas a combinação com chocolate parece interessante!
    Abs,
    Amelí

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*