Lagarto ao molho de vinho

Um corte de carne que eu gosto é o lagarto que eu uso tanto para salada, quanto para rosbife e assim, feito na pressão com molho de vinho.

Na véspera eu tempero o lagarto já limpo com vinho tinto (usei um merlot), sal, pimenta calabresa, um bouquet de ervas – muito louro, salsa, cebolinha, manjerona – e um pouco de chimichurri, um tempero de origem uruguaia que eu compro pronto no Mercado Municipal. Para que o tempero “pegue” mesmo, eu faço pequeno furos na peça e algumas vezes costumo rechear com cenoura, pimentão e toucinho. Dessa vez porém fiz sem recheio.

No dia seguinte, retiro o bouquet de ervas e o caldo da marinada e levo a peça à panela de pressão aquecida para selar todos os lados até que fique bem dourado. Acrescento cebolas cortadas em 4, alhos inteiros, um pouco de óleo e deixo dourar novamente. Em seguida coloco o caldo da marinada de volta, completo com um pouco mais de água e coloco na pressão até que a carne fique bem macia.

Depois de cozida, retiro a peça, fatio e reservo. No caldo que ainda está na panela de pressão acrescento mais vinho tinto, um pouco de açucar, salsinha picada e deixo esse molho reduzir durante bastante tempo. No final do processo gosto de acrescentar cenouras (e as vezes pimentões) em pedaços grossos e deixar que cozinhem nesse molho. As cenouras, quando cozidas no molho de vinho, parecem ficar ainda mais doces, pelo menos é o que eu acho mas…pode ser uma viagem minha…rs.

Na hora de servir, disponho as fatias de lagarto e os legumes, no caso a cenoura, cubro com um pouco de molho e o restante levo à mesa em uma molheira. Também curto comer esse lagarto acompanhado de purê de batatas, mas com arroz branco fresquinho também é de matar.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

2 Comments
  • Gabriela Willig
    setembro 6, 2011

    Faby, adorei a receita!!! Mas me dá uma luz: Qto tempo fica na panela chiando? Não manjo muito de panela de pressão. Obrigadaaaaa!

    • Faby
      setembro 6, 2011

      Oi Gabriela,

      Geralmente 30 minutos são suficientes. Cuide apenas da quantidade de líquido/caldo, ok? Se vc colocar pouco, abra a panela depois de uns 15 minutos pra ver se não é necessários colocar mais líquido.

      Um beijo!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*