Jambalaya

jambalaya
Parece uma paella, mas na verdade é um prato da cozinha cajun-creole, típica de New Orleans nos EUA. Prato único super bacana para servir em uma reunião de amigos ou em um almoço em família, Jambalaya é um arroz bem temperado que leva frango, linguiça e camarão, tudo junto. Parece confuso, eu sei, mas te garanto que vira um prato incrivelmente saboroso e que vai fazer sucesso na sua cozinha.

Obviamente eu faço o prato sem medida e também sem muita fidelidade ao original (shame on you, Fabiana!), mas vou (tentar) passar uma base para uma quantidade como essa, que serve 8 pessoas, ok?

O primeiro passo é temperar o frango. Usei peito e cerca de 1kg, mas eu recomendo que você use sobrecoxa desossada sem pele, que fica mais saboroso. Tempere o frango com sal e pimenta calabresa e reserve.

Aqueça a panela (usei uma paellera) com um pouco de óleo e junte 2 gomos de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas. Frite até que a linguiça comece a dourar. Então, acrescente o frango cortado em cubos grandes. Agora deixe que que linguiça e frango fiquem douradinhos e então junte 1 cebola picada e uns 5 ou 6 dentes de alho amassados. Doure mais um pouco e junte 1 pimentão vermelho em cubinhos e uma pasta de tempero feita da seguinte forma: no mixer (ou liquidificador) bata 1 xícara de talos de salsão picado, 2 pimentas dedo de moça (sem semente) e tempere com sal, páprica picante, cominho, um tiquinho de canela e pimenta cayena. A ideia é fazer uma espécie de pasta, que você deve juntar à panela.

Feito isso, adicione 1 lata de tomate pelado, 3 folhas de louro, ramos de tomilho e mexa bem para que os tomates se despedacem. Agora, acrescente 2 1/2 xícaras de arroz agulhinha. Mexa, incorpore tudo e coloque mais ou menos 1 litro de caldo de galinha. Mexa, acerte o sal e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio, mas ainda al dente. Nesse ponto, acrescente 1 kg de camarão sem casca, limpo (que você já tinha temperado com sal e pimenta). Mexa o arroz para incorporar o camarão, cozinhe por mais 3 minutos somente, desligue o fogo e abafe com papel alumínio por uns 5 minutos.

Na hora de servir, acrescente à panela ramos de tomilho fresco, milho verde cozido e cortado em pedaços pequenos e regue a panela com azeite. Sirva quentinho e com um bom molho de pimenta à parte.

É fácil, não é? Faça e depois me conte se não foi sucesso ;)

* a foto não faz jus ao prato, mas com doze comensais famintos prontos para atacar, uma fotinho rápida no celular foi tudo que me restou (e quase não deu tempo nem pra isso!).

7 Comments
  • Jéssica
    outubro 13, 2013

    Fabi, 2 e 1/2 xícaras de arroz não são poucas pra mais de 2kg de carnes? O arroz não fica “perdido”, não?
    Outra coisa, fica muito apimentado? Pq vai pimenta calabresa no frango, pimenta no tempero do camarão, a calabresa já tem um quê apimentado, e ainda tem a pasta com páprica picante, cayena, canela (que dá um tchan) e dedo de moça… Amo pimenta, mas fiquei meio assustada! rsrs.
    De resto, arrasou, amei o milho verde em pedaços no prato.

    • Faby
      outubro 14, 2013

      A medida do arroz é essa mesmo, Jéssica. Ao final, você não tem 1kg de carne, já que o camarão tem um índice de aproveitamento bem baixo. Se quiser, pode diminuit o frango tb, ou até mesmo a calabresa. Eu gosto assim.
      E a pimenta vc coloca ao seu gosto. Se tiver medo, use só um poquinho :)

      Bjo!

  • Flaviane
    outubro 13, 2013

    Interessante..parece bem gostoso. Bj

  • Fla
    outubro 15, 2013

    Fabi, que delícia. Nunca tinha ouvido falar. Não sei de onde eu tirei isso mas pra mim que jambalaya era uma fruta…rs… e que era prima do jambo! hahaha…
    Vou fazer com certeza! Bjs.

  • Lara Milani
    outubro 15, 2013

    Faz um tempão que procuro uma receita “fazível” de jambalaya, mas umas levavam uns temperos que não temos aqui, outras não faziam a combinação frango/linguiça/camarão etc. Mas eis que finalmente encontrei “A” receita que procurava! Vou fazer. Obrigada! Bjo

  • Kelly
    outubro 15, 2013

    Parece ser uma delícia! Parabéns!

  • Camila
    outubro 17, 2013

    Adoro o seu blog! Obrigada pelas receitas!!!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*