Dicas para churrasco

O primeiro passo para preparar um bom churrasco é aprontar a churrasqueira. Dessa forma, o carvão já estará em brasa quando tiver que colocar as carnes para assar. Ele deve ocupar pelo menos metade do tambor e, para acendê-lo, você pode utilizar gel especial ou um pão embebido em álcool. O truque é abrir um espaço no carvão para atear fogo e, depois que as labaredas se firmarem, cobrir com mais carvão.

Após esse cuidado, é hora de dar atenção à escolha das carnes. Contrafilé, alcatra, picanha e costela de boi são as melhores carnes para churrasco, por serem macias e agradarem a maioria das pessoas. Há outras carnes que não podem faltar no churrasco como linguiça, coração e asinhas de frango.

Para quem deseja inovar um pouco, a dica é preparar carne de carneiro. Ela também é macia e seu sabor adocicado combina muito bem com molho de hortelã. Já para aqueles que querem diminuir as calorias do churrasco, a dica é trocar as asas pelo peito de frango.

Por falar em opções de receitas saudáveis , você pode preparar vegetais na brasa. Berinjela, abobrinha, batata-doce, pimentão, tomate e cebola são ótimas opções e podem ser servidos com sal e azeite depois de cozidos. Essa é uma excelente alternativa para quem não come carne ou não quer sair da dieta.


Outras dicas para churrasco envolvem os temperos utilizados no preparo das carnes. Os grandes chefes afirmam que sal grosso basta. Mas ele pode ser substituído por sal temperado, adicionando caldo de carne em pó, cominho e páprica. Outra boa sugestão é deixar as carnes de frango marinando de um dia para o outro em um molho preparado com cerveja, sal grosso, alho, cheiro verde e salsinha. Algumas ervas também podem dar um sabor especial às carnes como alecrim, hortelã e coentro.

Alguns petiscos também não podem faltar em um churrasco. O famoso pão com alho  é um deles. Essa delícia já pode ser comprada pronta e ir direto para a grelha. Mas, se você preferir, pode preparar um patê com alho e maionese ou manteiga. Para incrementar, salpique orégano ou salsinha sobre as fatias de pão. Queijo coalho também é uma ótima opção de petisco.

Como acompanhamento, o ideal é servir nada muito sofisticado. O tradicional arroz branco e o vinagrete não podem faltar. A farofa também é outro prato que faz parte de um bom churrasco. Ela pode ser preparada com farinha de rosca ou de milho e o fundamental é incrementá-la com bacon, linguiça calabresa, cenoura ralada, ovos e uvas passas. Tutu de feijão também combina bem com carne assada.

Outro prato que acompanha perfeitamente as receitas de churrasco é a salada que, quanto mais variada, melhor. Ela pode ser feita com folhas verdes, tomate, cenoura, beterraba, chuchu e outros legumes e verduras, crus ou cozidos. O toque especial pode ser dado acrescentando milho, ervilha, palmito e frutas como manga e carambola.


Aliás, as frutas são ótimas opções de sobremesa para churrasco. As mais indicadas são o abacaxi e a laranja, que por serem cítricas ajudam na digestão das carnes.

***

O texto acima foi escrito pela leitora Cristina Fortes, enviado especialmente para o Pimenta.
Precisa dizer que eu adorei? ;)

Obrigada por compartilhar seu artigo conosco, Cristina!

***
Imagens: Google

9 Comments
  • Marianna
    março 29, 2012

    Duas coisas que senti falta: a melhor carne pra churrasco não foi citada!!! Filet Mignon (ahhhh, mas é caro, blabla… mas pra poucas pessoas SUPER vale a pena!)
    A outra coisa, o melhor ‘legume’ de todos os tempos do mundo feito em brasas é o PALMITO IN NATURA, procure no Google o famoso “palmito na brasa” e babe pelas imagens hahaha..
    Beijos!

    • Faby
      março 29, 2012

      Marianna, vc sabe que eu não curto filé mignon de jeito nenhum? Acho péssimo até – sem sabor, sem graça…rs. Minha carne favorita para churrasco é costela, seguido de maminha, fraldinha, picanha… mas eu jamais faria um churrasco com filé mignon. Gosto é gosto né? :)

      Agora, o palmito… realmente, palmito assado é coisa boa demais (até no forno comum rola, vai por mim).

      Bjo!

  • Giovana
    maio 19, 2012

    Ola Faby!
    Para quem `e do Sul churrasco tem que ter maionese de batata.
    e salada de tomate com cebola, nem precisa se vinagrete.

    • Faby
      maio 19, 2012

      Adooooooooooooooooooooooooro a maionese de batata do Sul, Giovana. Adoro. E tenho uma amiga gaúcha por aqui, a Clau, que faz uma deliciosa :)

      BjiM!

  • Giovana
    maio 19, 2012

    Uma dica para quem gosta da maciez do mignon `e fazer os medalhoes com bacon para passar o sabor para a carne.

  • Homem
    agosto 15, 2012

    Churrasco = Carne. Frescura = Todo o resto.

  • Joana Biascovich
    agosto 16, 2012

    Muito legal suas dicas de churrasco.
    Vi muitas dicas para fazer churrasco no carvão.
    Mas eu comprei está churrasqueira elétrica http://www.megamamute.com.br/Churrasqueira-Eletrica-Grill-220V-4513-9418-FISCHER-351305.aspx/p você tem dicas para fazer um churrasco legal em currasqueiras como esta?

  • Rafaela Martins
    setembro 24, 2012

    Hummm! Deu até água na boca! Faz 6 meses que me mudei pra um apartamento em SP e como sou gaúcha passar o domingo sem comer churrasco é quase um pecado. O jeito que eu dei foi comprar uma churrasqueira à gas (quem quiser também, fica aqui a dica :) http://www.colombo.com.br/produto/Portateis/Churrasqueiras/Gas) que é a única coisa que o prédio permite sem eu ter que passar pela guerra que é reservar o salão. Concordo com Giovana, faltou a maionese de batata ai! Outra coisa que vai muito bem em churrasco é picadinho de queijo gorgonzola, azeitona e palmito, além é claro, do abacaxi assado com canela…hummmm! =)

    Gostei bastante do blog! Abraços pra você! :)

  • Reinaldo
    dezembro 19, 2012

    boas dicas….Mas Mariana,o gosto e o dinheiro é seu.Mas acho um tremendo disperdicio de dinheiro fazer churrasco com Filet Mignon,além de não ter uma gordurinha eu acho muito sem graça.Eu recomendo para churrasco Picanha,Contra-filé,alcatra e costela.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*