Creme Chinês


O doce é velho conhecido lá em casa – especialidade da minha Tia Vera e também da avó do meu marido, Dona Odete, para quem ele costumava pedir frequentemente o doce quando criança (e obviamente sempre era atendido :)

Trata-se de um doce em camadas – creme, gelatina e uma cobertura de clara em neve.

Para o creme:
Bata no liquidificador 1 litro de leite (reserve ½ xícara), 1 lata de leite condensado, 3 gemas e gotas de essência de baunilha. Leve a mistura ao fogo, acrescente 3 colheres de maizena diluídas naquela ½ xícara de leite que você separou antes de bater no liquidificador e mexa até engrossar.
Coloque o creme em uma travessa e leve à geladeira até esfriar.

Prepare 2 caixas de gelatina de sua preferência conforme as instruções da embalagem e reserve. Bata as 3 claras em neve, junte delicadamente à mistura da gelatina e despeje sobre o creme na travessa. Leve tudo de volta à geladeira até a gelatina endurecer.

Eu gosto de enfeitar a travessa com frutas, mas isso é opcional. Aqui, usei hortelã e morangos, já que a gelatina era desse sabor, mas fica muito lindo também quando você usa gelatina de frutas vermelhas e enfeita com uma mistura de morangos, amoras, framboesas.
Também dá para montar em porções individuais, usando por exemplo, copos de whisky… a apresentação fica bem lindinha.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*